Contraste |
| |

    Egresso de medicina marca a história do curso se tornando o primeiro a ser aprovado para residência médica

    André Castro – Redação Agência Escola

     

     

    Estudante egresso da primeira turma de medicina da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Unidade Passos é aprovado para cursar residência médica em Belo Horizonte na área de ortopedia. Jefferson Felipe Barbosa Felix concluiu o curso em julho de 2022. Após um semestre de dedicação e preparação, o estudante foi aprovado e pretende seguir com projetos na área.

    Durante a graduação, os discentes da primeira turma de medicina desenvolveram diversos projetos e participaram de aulas práticas e estágios. Jefferson, que foi o primeiro egresso da história do curso a ser aprovado para a residência, conta que apesar das experiências práticas do curso serem importantes para a formação do profissional médico, a conquista da residência depende, sobretudo, da rotina de estudos e do conhecimento das cinco grandes áreas cobradas nas provas, Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Medicina Preventiva.

    “O processo para entrar na residência é muito estressante. É o momento que você precisa conciliar trabalho e rotina de estudos, o que é bastante difícil e exige muito da saúde mental. É necessário abrir mão de certas coisas para colocar o cronograma em dia, é um período de pura dedicação e disciplina”, revela Jefferson.

    Apesar do processo cansativo, o estudante acredita que está no caminho certo. “Tive interesse pela ortopedia mesmo antes de ingressar no curso. Durantes alguns estágios, tive certeza da minha escolha. A ortopedia me proporciona um pouco de cada coisa que gosto de trabalhar, o campo cirúrgico e possibilidade de trabalhar com a área esportiva”.

    Jefferson pretende realizar um bom trabalho durante os três anos de residência e depois fazer uma subespecialização. Além disso, no futuro, ele tem planos de colocar em prática o sonho de abrir uma clínica para trabalhar a parte de reabilitação de pessoas com problemas ligados à ortopedia completando, assim, seu ciclo de preparação.

     

    © 2025 UEMG