Contraste |
| |

    Professora publica artigo em revista internacional sobre meio ambiente e sustentabilidade

    Soil-Cement Bricks Development Using Polymeric Waste (algo como “Desenvolvimento de Tijolos de Solo-Cimento Usando Resíduos Poliméricos”, em português) é o título do artigo que a Prof.ª Stefânia Lima Oliveira Metzker, coordenadora do curso de Design da UEMG Unidade Ubá, publicou na revista internacional Environmental Science and Pollution Research, qualis 1 para Engenharias.

    O trabalho aborda a tese de doutorado da docente, que foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Biomateriais da Universidade Federal de Lavras, sob a orientação do professor Rafael Farinassi Mendes, e teve como objetivo avaliar o efeito da adição de diferentes tipos e porcentagens de resíduos poliméricos nas propriedades físicas, mecânicas, térmicas e de durabilidade de tijolos solo-cimento. Foram utilizados os resíduos de pneu e PET (Tereftalato de Polietileno) nas porcentagens de 1,5 e 3,0%.

    O solo foi caracterizado quanto à retração, compactação, limites de consistência, granulometria e análises químicas, enquanto as partículas dos resíduos foram submetidas à caracterização morfológica. Os tijolos foram produzidos em prensa automática com relação solo: cimento de 90:10 (m/m) e foram caracterizados quanto à densidade, umidade, absorção de água, perda de massa por imersão, resistência à compressão, condutividade térmica e análise microestrutural.

    Os resíduos de PET se destacaram pelo uso como reforço em tijolos solo-cimento, e o melhor desempenho foi obtido para os tijolos reforçados com 1,5% de PET, apresentando melhora significativa da resistência à compressão, atendendo aos critérios das normas técnicas, mesmo após o ensaio de durabilidade, além de obter os menores valores de condutividade térmica. O aumento percentual de 1,5% para 3,0% promoveu maior absorção de água e perda de massa, bem como uma redução significativa da resistência à compressão dos tijolos.

    Para conferir a publicação, clique aqui.

    Tags:
    © 2022 UEMG