História da Unidade Ubá

A UEMG em Ubá tem sua história iniciada através de estudos desenvolvidos pela UEMG em parceria com a Prefeitura Municipal de Ubá, onde foram diagnosticadas carências de instituições de ensino superior no município e região, bem como de cursos que promovam o desenvolvimento regional, uma vez que a cidade é predominantemente industrial, considerada um dos maiores Pólos Moveleiros do país.

No ano de 2006, a Universidade do Estado de Minas Gerais, a Fundação Irailda Ribeiro (FUNIR) e a Prefeitura Municipal de Ubá uniram-se ao Governo do Estado de Minas Gerais para criarem a Unidade de Ubá e teve início o curso fora de sede de Design de Produtos. Em 2007 iniciou-se o curso de Licenciatura de Ciências Biológicas e em 2008 o curso de Licenciatura em Química.

A Unidade de Ubá esta equipada com salas de aulas climatizadas e com equipamentos de multimídia, além de modernos laboratórios de ensino que também são utilizados para a pesquisa, em especial, um laboratório de análise de água com equipamentos de última geração, denominado LANAG.

Recentemente foi inaugurado o Centro de Pesquisa instalado no terreno destinado ao Campus da UEMG em Ubá. Este Centro de Pesquisa foi concebido através do Projeto Endogovernamental DEG 39/11, de título Consolidação da Estrutura do Campus da UEMG em Ubá para Estudos da Natureza e Tecnologias Ambientais, e dentre as diversas ações e atividades que estão sendo realizadas, destaca-se a estação meteorológica e o viveiro para cultivo e manejo de mudas.

Atualmente a UEMG – UBÁ possui alunos matriculados originários de Ubá e cidades adjacentes, um corpo docente de excelente titulação, diversas linhas de pesquisa e extensão, contando com bolsas, iniciação científica e projetos fomentados pela FAPEMIG e pelo CNPq.