Ubá recebe aplicação da prova de conhecimentos gerais do Vestibular UEMG 2024

Aconteceu neste domingo, dia 17 de dezembro de 2023, na Escola Estadual Dr. José Januário (sede provisória da UEMG em Ubá) as provas de conhecimentos gerais para os cursos de graduação da instituição. Em uma tarde ensolarada na Cidade Carinho, os alunos foram recepcionados por servidores, voluntários e agentes contratados, os quais orientavam os vestibulandos quanto às suas respectivas salas, que já estavam preparadas para eles. Os candidatos também foram orientados sobre o uso de aparelhos eletrônicos e demais itens permitidos ou não durante a aplicação das provas, os aspirantes receberam um saco plástico com sistema de lacração para guarda dos objetos para segurança e lisura do processo.

Os portões foram fechados, pontualmente, às 13h30 e enquanto alguns aproveitavam os últimos momentos para tirar dúvidas, checar as informações e dar uma pesquisada rápida nos conteúdos, outros já se apressaram para ocuparem seus assentos nas salas. Dois alunos foram convidados a acompanhar a abertura dos malotes de provas, que estavam lacrados e foram abertos por representantes da MSConcursos e da UEMG. Após conferida e constatada a lisura dos mesmos, os envelopes foram distribuídos nas devidas salas.

Após o início das provas e uma auditoria da comissão organizadora do concurso, foi constatada a abstenção de 18% de candidatos - o menor índice registrado atualmente pela unidade de Ubá. Nada que tirasse a alegria e empolgação das centenas de vestibulandos que estavam em busca do tão sonhado ingresso à universidade.

Os alunos puderam sair para tomar água e ir aos banheiros, sempre bem acompanhados dos fiscais de prova e revistados com detector de metais. O local de aplicação também contou com assistência médica, com ambulância e enfermeiros à disposição dos alunos e equipe para qualquer intercorrência durante o processo. Além do zelo com os alunos, a equipe de aplicação também foi bem cuidada e recebeu alimentação e tempo de descanso durante a aplicação.

O vestibular teve um alto índice de candidatos ao cargo de Medicina e Design e, como novidade, podemos contar com o curso de Tecnólogo em Cinema e Animação, em uma grande parceria da instituição com o Polo Audiovisual da Zona da Mata em Cataguases.

O tema da redação deixou os candidatos felizes para discorrer sobre “Os atuais impactos ambientais, sociais e econômicos, decorrentes das mudanças climáticas”, assunto de extrema relevância e grande urgência, o que mostra como a instituição está preocupada em levantar esta pauta a ser debatida na sociedade. Os alunos destacaram os textos de suporte como um grande aliado na redação deste ano.

A pluralidade dos candidatos também foi o ponto alto deste vestibular, mostrando cada vez mais como a instituição é de todos. Alunos com transtorno do espectro autista também participaram do vestibular e receberam atenção especial e adequada para dar um show nas provas.

Para o Diretor de unidade da UEMG Ubá, Marco Antônio Barroso, as expectativas são boas quanto ao crescimento da unidade, visto os novos cursos de Pedagogia e Cinema e Animação, o que faz com que a sede se destaque na região. Marco Antônio ressalta ainda os avanços na montagem dos laboratórios da instituição com equipamentos de porte internacional, adquiridos através de projetos feitos pelos próprios professores da unidade. Para os novos ingressos ele deixa a mensagem: “São todes bem-vindes e que tenham a certeza de que professores, direção e colaboradores estão empenhados em construir uma UEMG melhor a cada dia. Como prova disso e do sucesso de se estudar na instituição, nossos alunos têm destaque em outros países”, finaliza.

Durante toda a tarde, tudo correu em perfeita ordem de aplicação sem nenhuma ocorrência no processo. Agora os alunos esperam ansiosos pelo tão sonhado resultado que vai definir a sua jornada na Universidade.