Intercult de julho discute violências sexuais contra crianças e adolescentes

Aconteceu no dia 11 de julho, às 20 horas no Jardim de inverno da UEMG Leopoldina, o Intercult de julho de 2023. O objetivo deste evento foi dar continuidade às discussões e reflexões em torno da temática do Abuso sexual de crianças e adolescentes - e outras formas de violência - no âmbito escolar, não se restringindo somente ao mês de maio, quando acontece, nacionalmente, o Maio Laranja. A organização do evento: Reflexos sobre a violência e o abuso sexual, ficou a cargo da Profª Elizabete Ramalho, e consistiu em uma dramatização feita pelos alunos do primeiro período do curso de Pedagogia da UEMG/Leopoldina.

O projeto Intercult, da UEMG Leopoldina, foi criado pela Professora Anicézia Romanhol Bette, e como o próprio nome já diz, o objetivo é desenvolver alguma atividade cultural/artística (literatura, teatro, contação de história, dentre outras modalidades.) no espaço físico da unidade, durante o intervalo das aulas, tendo como público alvo os discentes – que também podem participar ativamente do evento.

O evento acontece, mensalmente, sendo que, cada mês, um determinado professor da unidade, fica responsável por desenvolver uma atividade cultural.

O Maio Laranja foi criado depois que o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18/5) foi instituído pela Lei Federal 9.970/2000, alusivo à morte da menina brasileira Araceli Cabrera Sánchez Crespo, violentada e morta aos oito anos de idade em Vitória (ES), em 1973. A campanha Maio Laranja foi instituída por meio da Lei Nº 14.432, de 3 de agosto de 2022. Um dos objetivos da iniciativa é conscientizar a sociedade sobre os abusos sofridos pela população infanto-juvenil brasileira.

Tags: ,