História da UEMG Leopoldina

A Unidade Leopoldina está em funcionamento desde a sua criação em 2011, na Escola Estadual Sebastião Silva Coutinho (Polivalente), mediante Termo de Cessão de Uso celebrado entre a Oferta os Cursos de Pedagogia e Administração, desenvolve Projetos de Pesquisa e Extensão, bem como o Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência – PIBID e o Programa Residência Pedagógica, ambos pertencentes à CAPES.

Atualmente a Unidade Acadêmica Leopoldina possui 10 (dez) Professores efetivos, os quais, além do exercício da docência, ocupam cargos de gestão/coordenação e representação em órgãos colegiados e administrativos na instituição.

Além do desenvolvimento de Projetos de Pesquisa e Extensão, durante o ano letivo também são realizados na Unidade eventos culturais e sociais, seminários de estudo e semanas comemorativas que contam com a participação dos alunos. Nessas ocasiões, professores e alunos divulgam as atividades do curso, envolvendo a comunidade acadêmica, bem como a sociedade local e regional. Ressalta-se, também, o funcionamento dos Grupos de Pesquisa certificados pelo CNPq, totalizando dois, a saber: Educação, Cultura e Imagem e Do Texto ao Contexto: Ensino, Política e Imprensa. Desde 2021, a Unidade Leopoldina abriga um Polo Associado UAB/EaD/UEMG, e possui os Cursos seguintes Cursos: Bacharelado em Administração Pública, Segunda Licenciatura em Música, Pós-graduação/Especialização em Gestão em Saúde.