Em uma reunião ordinária realizada nesta segunda-feira (16) na Câmara dos Vereadores, a comunidade acadêmica da UEMG Campanha reforçou o impacto econômico, social e educacional da universidade no município e no Sul de Minas. O evento contou com fala da diretora da unidade, professora Josiane Nunes, e com ampla participação docente e discente.
Impacto da UEMG Campanha no município
De acordo com a diretora, A UEMG Campanha movimenta, apenas com a remuneração de professores e servidores, mais de 2,6 milhões de reais por ano, dos quais uma parte significativa beneficia o município através do consumo no comércio local, aluguel de imóveis e solicitação de serviços.
Além disso, a presença de uma universidade pública de qualidade em Campanha gera produção de conhecimento, jovens em formação e projetos em parceria com a comunidade. Em números, foram mais de 2,9 milhões investidos entre 2022 e 2025, beneficiando diretamente a cidade com obras, compras de equipamentos, livros e mobiliário. Em 2025, a unidade já captou mais de 2,1 milhões em recursos para ensino, pesquisa e extensão.
Atualmente, a unidade, composta por 280 alunos, 20 professores, 6 servidores administrativos e 16 terceirizados, possui inúmeros projetos com bolsas de estudo, pesquisa e monitoria, que contribuem para a formação profissional de estudantes e para o desenvolvimento da cidade.
Mobilização política
Nessa mesma oportunidade, a diretora fez um apelo para que os vereadores se mobilizem contra os Projetos de Lei do Governo de Minas que propõem federalizar a gestão da Universidade e a transferência do patrimônio móvel e imóvel da instituição para abatimento da dívida do estado junto à União por meio do PROPAG (Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados).
A Câmara Municipal declarou apoio total à UEMG, reconhecendo sua importância estratégica para Campanha. Os vereadores já iniciaram uma mobilização junto a deputados estaduais e autoridades para garantir que a universidade fique de fora do PROGAP e continue crescendo e contribuindo com a comunidade local.
Letícia Gonzaga, sob supervisão de Leonardo Araújo.
Com informações da Câmara Municipal da Campanha-MG.