Contraste |
| |

    UEMG Campanha Promove II SIEM: Reflexões e Inovações na Formação Docente

    No dia 17 de outubro de 2024, a UEMG Campanha foi palco do II Simpósio de Integração Estágio, Monitoria e PIBID (SIEM), um evento significativo que se propôs a discutir temas fundamentais para a formação de futuros educadores. A iniciativa trouxe à tona a importância dos estágios e da monitoria como ferramentas essenciais na construção da prática docente, promovendo um espaço de diálogo e troca de experiências entre estudantes e professores.

    Diversos trabalhos foram apresentados durante o simpósio, abordando desde práticas inovadoras na educação infantil e no ensino fundamental até reflexões profundas sobre a regência e o papel dos docentes no ambiente escolar. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) ganhou destaque especial, sendo reconhecido como um programa crucial para a iniciação à docência, favorecendo a integração entre teoria e prática na formação de educadores.

    Além disso, o evento proporcionou olhares diferenciados sobre patrimônios culturais e históricos, valorizando a análise de monumentos e práticas culturais locais. Outros estudos exploraram a relação entre o ensino de história e a cultura popular, refletindo sobre como essas intersecções podem enriquecer a formação docente. A relevância de atividades extracurriculares, como o uso de brinquedotecas para o desenvolvimento infantil, também foi enfatizada, ressaltando a necessidade de inovação nas metodologias pedagógicas.

    Coordenado pelo Prof. Cássio Hideo Diniz, auxiliado pela Profa. Lívia Furtado Borges e pelo Prof. Ygor Klain Belchior, o II SIEM tornou-se um espaço rico de troca de experiências e fortalecimento do diálogo sobre a prática pedagógica e os desafios da formação docente. O evento serviu como um lembrete da importância das atividades práticas para a formação inicial de professores, especialmente em um contexto onde políticas públicas, como a Resolução CNE/CP nº 02/2019, estabelecem a carga horária mínima de 400 horas para Práticas de Formação Docente e Estágios Curriculares Supervisionados.

    À medida que a comunidade acadêmica ainda sente os impactos da pandemia, a realização de eventos como o II SIEM torna-se vital para que educadores continuem debatendo e aprimorando o processo formativo dos futuros docentes.

    Agradecemos a todos os participantes, organizadores e palestrantes que contribuíram para o sucesso deste evento e para o fortalecimento da educação!




    Tags:
    © 2024 UEMG