No último sábado, 14 de setembro, as professoras Débora Cristina de Paula e Samanta Santos, egressas da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Campanha, participaram de um dos eventos literários mais importantes do país, a 27ª Bienal Internacional do Livro, em São Paulo. Na ocasião, as educadoras estiveram presentes para o lançamento do livro "Contextos Metodológicos de Ensino e Estratégias para a Democratização da Educação", obra que propõe reflexões profundas sobre os desafios e as possibilidades de uma educação mais inclusiva e democrática no Brasil.
O livro, idealizado e orientado pela professora Dra. Lucimara Destéfani, também da UEMG, reúne uma coletânea de textos de autores de diferentes regiões do Brasil, que discutem questões centrais do cenário educacional contemporâneo. A obra aborda o contexto metodológico de ensino e estratégias para a democratização da educação, enfatizando a necessidade de uma escola que respeite a heterogeneidade e a individualidade de seus alunos. Para além dos aspectos conceituais, os textos exploram dimensões didáticas e sociais, sugerindo práticas pedagógicas que garantam a inclusão e o aprendizado de todos, independentemente de suas características ou limitações.
Além de Débora e Samanta, o livro conta com as contribuições das autoras Briene Luciano, Maria Gabriela M. Santos e Ana Paula Azevedo dos Reis, todas da cidade vizinha de São Gonçalo do Sapucaí. A publicação é fruto de um trabalho colaborativo, que reflete a busca constante pela melhoria da qualidade do ensino no país.
A relevância do livro se dá especialmente no contexto atual da educação brasileira, onde o debate sobre a construção de uma escola capaz de proporcionar um ensino de qualidade para todos é cada vez mais urgente. As políticas públicas, as leis que regem a educação nacional, e as discussões em fóruns, congressos e universidades giram em torno da necessidade de uma escola que respeite as diferenças, reconhecendo que todo ser humano tem a capacidade de aprender, desde que suas especificidades e ritmos sejam respeitados. Autoras como Mantoan (2003) reforçam a importância de um ensino que promova a “emancipação intelectual”, um objetivo que exige o rompimento com modelos tradicionais de ensino e a adoção de práticas pedagógicas mais flexíveis e inclusivas.
A escola contemporânea enfrenta o desafio de se adaptar à diversidade de seus estudantes, promovendo um ambiente onde cada indivíduo possa se desenvolver em seu máximo potencial. Para alcançar essa transformação, é necessário reformular estruturas educacionais ainda enraizadas em métodos tradicionais e, muitas vezes, excludentes. O livro "Contextos Metodológicos de Ensino e Estratégias para a Democratização da Educação" oferece uma contribuição significativa nesse sentido, ao discutir metodologias inovadoras e acessíveis, capazes de promover uma educação verdadeiramente inclusiva e transformadora.
O lançamento na Bienal do Livro marca um momento importante na trajetória das professoras egressas da UEMG Campanha, bem como da orientadora Dra. Lucimara Destéfani. A presença das educadoras em um evento de tão grande visibilidade reafirma o compromisso da UEMG em formar profissionais capazes de gerar impacto no cenário
educacional, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária por meio da educação.
Parabéns às professoras Débora Cristina de Paula, Samanta Santos, à orientadora Dra. Lucimara Destéfani e às demais autoras pelo lançamento do livro e pela significativa contribuição para o debate educacional no Brasil. Que este seja o primeiro de muitos outros projetos que continuem a promover a democratização e a qualidade da educação no país!