UEMG Campanha Engaja Comunidade Acadêmica sobre Direitos Humanos na 13ª Mostra de Cinema

A participação da UEMG Campanha como ponto exibidor na 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos foi um marco significativo para a comunidade acadêmica. Servidores técnicos e alunos, juntamente com professores e comunidade se uniram para promover um espaço de reflexão e debate sobre questões sociais urgentes através do cinema. Todas as atividades ocorreram durante o mês de abril.

Conforme consta no site no evento: “A 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos é uma produção do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF-Niterói) e realização do Ministério da Cultura e do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, e acontecerá entre os meses de dezembro de 2023 e março de 2024.

O evento é composto por uma Mostra de Cinema, com a temática dos direitos humanos, buscando na diversidade dos seus temas e na pluralidade da produção com filmes de todas as regiões do país, fomentar os debates e a divulgação a respeito do tema. A Mostra acontecerá nas 26 capitais e no Distrito Federal de modo presencial, e seguirá disponível online em uma plataforma de streaming em sua ação de difusão. Após as exibições nas capitais, a Mostra ainda acontecerá em diversos outros pontos de exibição pelo interior dos estados, sempre de modo gratuito”. (https://mostracinemaedireitoshumanos.mdh.gov.br/13-edicao/)

A presença da UEMG Campanha como ponto exibidor permitiu que filmes engajados em temas de direitos humanos fossem acessíveis a um público mais amplo, possibilitando discussões importantes sobre justiça social, inclusão, diversidade e igualdade.

Alunos da UEMG - Unidade Campanha e da Escola Estadual Vital Brasil tiveram a oportunidade de ampliar seus horizontes e adquirir novos conhecimentos sobre questões contemporâneas por meio das obras cinematográficas apresentadas. Professores desempenharam um papel fundamental ao estimular a participação dos estudantes, além de contribuírem com sua expertise durante as discussões pós-filme.

Para toda a comunidade acadêmica, a participação na mostra representou uma oportunidade única de engajamento cultural, fortalecendo o compromisso da instituição com os valores dos direitos humanos e a promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Além disso, o projeto de extensão envolvido estabeleceu um canal de diálogo valioso entre a universidade e escola pública, permitindo aos alunos do ensino médio uma plataforma para explorar e discutir questões sociais profundas por meio do cinema. Essa interação não apenas enriquece a experiência educacional dos estudantes, mas também reforça a função social da universidade como um agente de transformação na comunidade.

Em resumo, a participação da UEMG Campanha como ponto exibidor na 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos atraiu 48 espectadores ao longo dos três dias de exibição, revelou-se uma experiência enriquecedora e inspiradora, demonstrando o poder transformador do cinema como ferramenta de conscientização e mobilização social.Inspirados pela dinâmica do evento e pelo impacto positivo junto aos alunos,

surgiram discussões sobre a criação de um CineClube na UEMG Campanha, com o objetivo de continuar essa rica troca de ideias e experiências. Vem aí?

Equipe Executora do projeto:

Bruna Cristina Souza da Silva - Servidora Técnica e discente

Vania Soares Rodrigues - Servidora Técnica