Unidade Campanha reúne discentes e egressos na Semana de Pedagogia

Durante os dias 28 e 29 de novembro, a coordenação do curso de Pedagogia, professoras Maria Teresa Junqueira Vasconcellos e Lucimara Destéfani de Souza Penha, juntamente aos discentes do curso, organizaram uma programação enriquecedora para a comunidade acadêmica.

A semana da Pedagogia foi um evento no qual as diversas temáticas ligadas ao ato de ensinar e aprender estiveram em evidência. As reflexões contribuíram significativamente para a formação docente, procurando aclarar sua especificidade e contribuindo para uma interlocução criativa, que permite o avanço na direção de enxergar a escola (de formação e atuação) como um ambiente onde prevaleça a construção do protagonismo, da cultura política, do respeito a diversidade, do diálogo interétnico, da mediação de conhecimentos entre outros temas.

As atividades estiveram alicerçadas em três pilares: ensino, pesquisa e extensão. Foram apresentados trabalhos realizados em sala de aula, oriundos de pesquisas e frutos de ações extensionistas, tendo os discentes como protagonistas.

Entre os destaques: palestras e atividades realizadas tiveram como protagonistas alunos (as) egressos do curso de pedagogia da UEMG Campanha: a primeira atividade realizada pela professora Michelle Alvarenga Gibson, da cidade de Cambuquira, esteve vinculada ao tema: Danças Circulares " Ludicidade e Alfabetização ". A segunda apresentação foi ministrada pela professora Kelen Rezende Moura, da cidade de Campanha/MG, abordando a temática da “Alfabetização e Ludicidade”. A professora Joana Ferreira Lefol, pedagoga formada pela UEMG Unidade Campanha realizou a terceira apresentação do evento. A docente Betânia Santiago Dias ministrou palestra e minicurso abordando as temáticas:

“Interação Educação infantil”, “ditado compartilhado”, “continue a história” e “ensino fundamental: desafie a mente”. A instrutora de Yoga Lia Gregatti realizou a última apresentação do evento cujo tema abordado foi “Trabalhando a resiliência e saúde física, mental e emocional por meio da yoga”. Nos intervalos das palestras e minicursos as alunas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), sob a orientação do professor Dr. Luiz Carlos Felizardo Júnior, foram apresentados os trabalhos desenvolvidos durante o ano letivo de 2023.

“Falar sobre Alfabetização sem trazer a Ludicidade é quase impossível. Duas grandes estudiosas da Alfabetização e do Letramento, Magda Soares e Emília Ferreiro afirmam sobre a necessidade de se alfabetizar letrando. Se estamos falando de crianças, de infância, nada melhor que oportunizar experiências lúdicas para que esses processos aconteçam de maneira prazerosa e coletivamente, atendendo as necessidades individuais de cada sujeito aprendente”, afirma a coordenadora do curso de pedagogia da UEMG Campanha, Maria Teresa Junqueira Vasconcellos.