Contraste |
| |
    Previous Next

    Unidade Campanha realiza seu I Encontro de Egressos

    No início deste mês foi realizado, no prédio do Auditório da Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG Campanha, o I Encontro de Egressos da UEMG Campanha, com o tema: “Tecendo unidade.” O objetivo foi reunir, confraternizar e dialogar com ex-alunos e ex-alunas desde a Fundação Cultural Campanha da Princesa até os mais recentes egressos pertencentes à UEMG.

    A programação foi preparada com o intuito de envolver e construir um evento com a participação de todos(as). Teve costura coletiva, onde cada participante pode deixar seu registro em forma de costura no pano exposto na recepção, tiveram apresentações culturais que emocionaram todo o público, com destaque para o egresso do curso de Processos Gerenciais Trumai e o vice-diretor Elvis Rezende Messias, que também cursou sua graduação na FCCP (Curso de Licenciatura em Filosofia), acompanhado de sua esposa Mariana Silva Mancilha. Cada egresso pôde compartilhar, em depoimento, como a graduação e os vínculos realizados no período, marcaram suas vidas.

    Conforme relato de uma das participantes: “Foi uma tarde muito gostosa.... Rever amigos, conversar, compartilhar.  Que venha o próximo.”

    Embora seja o primeiro de muitos encontros envolvendo alunos(as) egressos(as) da unidade como um todo, o Curso de História também realizou anteriormente seus encontros de Egressos.

    Nas palavras do Vice-Diretor e na ocasião Diretor em Exercício Professor Dr. Elvis:
    “Embora seja comum que as instituições de ensino promovam contatos com egressos tendo em vista ter uma fonte de avaliação da própria instituição através do levantamento de como anda o sucesso profissional do egresso, sua inserção no mundo do trabalho ou seu prosseguimento no mundo acadêmico, o I Encontro de Egressos da UEMG Campanha não visou fazer um senso pragmático ou imediato, mas considerar a importância da formação humana integral de estudantes. O intuito foi celebrar a vida, a história de vida de cada estudante e da UEMG Campanha. 

    O que desejamos é que a presença de egressos na universidade seja uma maior oportunidade de humanização do processo formativo universitário, um estímulo aos estudantes que se encontram em formação atualmente na instituição, uma ocasião especial para partilha de histórias, memórias e afetas, somando de ideias, sugestões e perspectivas formativas e, sobretudo, um momento ímpar para alegrar o coração de docentes, egressos e comunidade acadêmica. A universidade quer manter o relacionamento com os discentes que passam por ela, estreitando laços, estabelecendo-se como seu ponto de apoio, como um lugar onde eles possam se refugiar em momentos desafiantes e seguir sendo sua referência de formação humana, de fundamentação científica e de boas experiências existenciais".

    O evento todo foi movido e inspirado pela ideia de tessitura coletiva, compreendendo a universidade como um espaço/tempo marcante na vida de estudantes, especialmente na importante tarefa de tecer sentidos e significados existenciais humanizadores e felizes. Assim, a programação contou com diversos momentos marcantes, que foram chamados de “tecendo afetos”, “tecendo elos”, “tecendo caminhos”, “tecendo memórias”, “tecendo histórias”, “tecendo vida” e “tecendo unidade”. Ficou curiosa(o)? Se você é egresso da nossa unidade acadêmica, não deixe de participar do evento do ano que vem!

    © 2025 UEMG