Curso de História comemora os 10 anos da estadualização da UEMG/Campanha

No dia 16 de agosto, o curso de História promoveu o primeiro evento em comemoração aos 10 anos de estadualização da Unidade Campanha da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). As ações do curso envolveram discentes, egressos, docentes e ex-docentes.

O evento contou com muitas homenagens e ações de reconhecimento pelo trabalho e empenho de todos e todas, ao longo dos últimos anos da UEMG/Campanha. Além disso, todos puderam conhecer um pouco mais da história da unidade acadêmica, com a palestra da professora Edna Mara Ferreira da Silva, ex-coordenadora do curso de História.

Em seguida, o evento contou as contribuições das egressas Brenda Nataly de Paula Castelari e Caroline Lopes Oliveira. Mediadas pelo discentes Paulo Ayres de Carvalho Neto, ambas trataram da importância da UEMG em suas vidas, bem como destacaram o diferencial dos docentes do curso durante a graduação.

Para o atual coordenador do curso de História, professor Ygor Klain Belchior, "o evento de comemoração aos 10 anos da estadualização do curso de licenciatura em História da UEMG/Campanha, para nós, é a celebração do resultado de muita luta e resistência por parte de docentes, discentes e demais servidores e servidoras. Por isso, iniciamos com uma homenagem a todos e todas que fizeram parte dessa história, contemplando profissionais, alunos e alunas do presente e do passado”.

O coordenador destaca ainda que, como parte das comemorações, a coordenação de curso, criou o grupo de egressos Alumni História-Campanha, com o objetivo de reunir as pessoas e as memórias do curso de História. A coordenação também promoveu a elaboração do documentário “10 anos: a História da nossa História”, além de um vídeo com a cobertura do evento.

Discentes do curso, como Melissa Cristine Lopes Ribeiro, segundo período, encantaram-se com o evento. “Quando entrei na UEMG, não tinha certeza se era o que realmente queria para mim. Com o tempo, porém, comecei a gostar do curso e das pessoas daqui. Durante o evento, ficou claro que é um lugar onde todos se esforçam para que tudo dê certo. É ótimo fazer parte dessa história e dessa luta. Além disso, é fácil perceber como as pessoas são simpáticas e estão dispostas a ajudar no que for preciso”.