Docentes ofertam cursos em Educação Especial

A “PLATAFORMA DIGITAL DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: INCLUSÃO E HUMANIZAÇÃO” é um projeto de extensão que vai ao encontro das demandas vividas pelas instituições educacionais que mediante conquistas na legislação vigente, pressupõe o acesso, permanência e sucesso escolar dos alunos da Educação Especial (pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação).

O curso foi criado em 2019 pela pofessora Carla Maria Nogueira de Carvalho e, hoje, com seus quase 5 anos de história, conta com a participação e colaboração de discentes e docentes da UEMG (Campanha, Barbacena, Ibirité, FaE/UEMG), da UNIMONTES, docentes da Educação Básica, além de profissionais liberais, ampliando, assim, seu espaço de discussão e atuação.

A plataforma contabiliza hoje 44 membros localizados em Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Paraná. O projeto possui parceria com a AMPIC (Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica), Atendimento Educacional Especializado de Campanha, Lagoa Santa e Nazaré Paulista e Superintendência Regional de Ensino de Varginha.

Seu objetivo é fomentar a formação para a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, por meio de plataforma digital, potencializando discussões e ações que promovam a inclusão destes estudantes na escola regular. Como procedimentos metodológicos utiliza-se a oferta de cursos, oficinas, palestras, rodas de conversa, compartilhamento de informações e materiais, podcast, grupo de estudo, além de escuta individual online, via plataforma digital.

Não se trata simplesmente de um projeto institucionalizado como ação de extensão de natureza pedagógica, mas, sim, e, principalmente, uma ação de política pública que ultrapassa a formação e qualificação, ao resgatar a credibilidade no ser humano e a valorização da diferença, cujo lócus é a inclusão e a humanização. Representa, assim, um caminho de reafirmação em torno de uma educação democrática e na garantia dos direitos.

Confira, a seguir, algumas atividades da plataforma que ainda podem ser acessadas:

Palestra Roda de Conversa
    Sem Título 1 roda conversa 01 roda conversa 02