I Simpósio de Integração Estágio e Monitoria

Nos dias 27 e 28 de junho a Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG – realizou na cidade de Campanha o I Simpósio de Integração Estágio e Monitoria (I SIEM), cujo tema dessa edição foi “os desafios da formação de professores(as) na atualidade”. Com o objetivo de debater as experiências práticas de estágio, monitoria e PIBID como partes importantes do processo de formação docente nos cursos da UEMG unidade Campanha, o evento reuniu estudantes, professores e representantes do poder público e da sociedade civil.

Foram dois dias de muitas atividades. No primeiro ocorreu a abertura oficial do I SIEM, com uma mesa de saudação que contou com a presença da diretora da unidade acadêmica da UEMG na cidade, Profa. Josiane de Paula Nunes, da superintendente da SRE Varginha, Profa. Valéria Camondá Pereira, da diretora estadual do Sind-UTE/MG, Profa. Carla Fernandes, e do chefe de gabinete da prefeitura de Campanha, Sr. José Masseli Neto (representando o prefeito Lázaro Roberto da Silva), além do Chefe do Departamento de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da UEMG, Prof. Gabriel Teodoro Gomes, do membro da Comissão Organizadora do I SIEM, Prof. Cássio Diniz, e da Secretária Municipal de Educação, Profa. Renilda Marfeli Ribeiro. Logo após as saudações, ocorreu a Conferência de Abertura, ministrada pelo Prof. Marcos Antonio Lorieri (PUC-SP, Uninove). Com quase 50 anos de experiência no campo da educação, o professor debateu com o público os atuais desafios enfrentados pelos cursos de formação de professores no Brasil.

No segundo dia ocorreram as três sessões de apresentação dos trabalhos inscritos no I SIEM, momento no qual estudantes e professore(a)s puderam compartilhar suas experiências de estágio, monitoria e PIBID, e debater coletivamente o processo formativo da universidade. Com ricos debates, a noite permitiu uma análise criteriosa das práticas formativas existentes, servindo como feedback dos cursos da UEMG.

Para o Prof. Cássio Diniz, o evento teve diversas finalidades. “Objetivamos no I SIEM algumas metas: trazer estudantes e professores para o centro do debate da formação de docentes nos cursos universitários, permitir que nossos graduandos passem pela experiência da participação e apresentação em eventos acadêmicos, e pautar o debate educacional em nossa região.” Já a diretora da UEMG Campanha, Profa. Josiane de Paula Nunes ressaltou a importância do evento para a comunidade acadêmica, e para a sociedade. "O I SIEM foi um divisor de águas em nossa Instituição. O evento pauta uma discussão fundamental para a sociedade como um todo: a formação de professores/as. Com uma abordagem dialógica, a proposta do evento coordenado pelo professor. Dr. Cássio Diniz, ilumina um debate necessário, além de tornar pública a qualidade dos trabalhos desenvolvidos por docentes e discentes na Unidade Campanha.

Para saber mais sobre como foi o I Simpósio de Integração Estágio e Monitoria, acesse o site do evento I SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO ESTÁGIO E MONITORIA (SIEM) e veja as fotos do que rolou durante os dois dias de atividades.

Confiram a mesa de abertura e a palestra do professor Dr. Marco Antônio Lorieri nos links abaixo:

Mesa de abertura do I SIEM

Conferência de Abertura do I SIEM, com o Prof. Marcos Lorieri