Contraste |
| |

    I Semana de Integração Acadêmica oferece palestras, rodas e conversa e mais atividades

    A UEMG Campanha realizou, entre os dias 20 e 24 de março de 2023, a “I Semana de Integração Acadêmica: a UEMG é nosso lugar”. O evento teve como objetivo acolher os ingressantes dos cursos de História, Pedagogia e Processos Gerenciais, além de promover a integração desses ingressantes com os veteranos e com o corpo docente e técnico da universidade.

    A programação contou com atividades variadas, como palestras, rodas de conversa e momentos de socialização, além da apresentação dos cursos por seus coordenadores. No primeiro dia, os estudantes organizaram as atividades, que contaram com a abertura oficial, a apresentação do corpo docente da unidade e com um momento de socialização com música e um lanche coletivo.

    No dia 21 de março, ingressantes e veteranos foram recebidos ao excelente som da Sociedade Musical Dom Othon Motta e, depois, puderam ouvir as ponderações do Professor Doutor Paulo César de Oliveira (UNIFAL/MG) sobre o papel da universidade na sociedade.

    No terceiro dia da semana tivemos uma conversa com o psicólogo Hudson Cássio Rocha de Oliveira sobre os desafios das transições da vida e para a universidade. Em seguida, aconteceu uma apresentação maravilhosa do Coral Campanhense e a noite se encerrou em uma roda de conversa com os alunos pesquisadores e extensionistas da UEMG, mediada pela Professora Doutora Mayara da Mota Matos.

    Na quinta-feira, 23 de março, os professores Cássio Hiro e André Spuri Garcia apresentaram o Núcleo de Atendimento aos Estudantes (NAE) da UEMG Campanha e os serviços de apoio aos estudantes oferecidos pela unidade. Na sequência, houve uma roda de conversa comandada pelos estudantes, sobre movimento estudantil e representação estudantil institucional.  

    Na sexta-feira, 24, último dia da "I Semana de Integração Acadêmica: a UEMG é nosso lugar" tivemos um encontro com os coordenadores dos cursos, além de visitas guiadas à Brinquedoteca, ao UaiTec e à Biblioteca da instituição. Assim, os alunos puderam conhecer melhor a universidade, seus espaços e as pessoas que nela atuam, o que contribui para a aproximação com a realidade das profissões por ele escolhidas.

    Graças ao apoio de comerciantes e empresas campanhenses foi possível oferecer lanches coletivos em todos os dias do evento, de modo que agradecemos aos nossos apoiadores: Padaria Grão de Ouro, Padaria São José, Açougue da Gislene, Odontologia Moura, Padaria do Sobrado, Mercado da Economia, Cherin Bão (Três Corações-MG), Oficina do Marquinho, Valéria Bolos e Doces e Supermercado Pierrot. Agradecemos ainda à Sociedade Musical Dom Othon Motta e ao Coral Campanhense por nos brindarem com momentos inesquecíveis.

    A repercussão do evento foi positiva para os ingressantes na instituição. A discente Tatiane Cristina da Silva, caloura do curso de Pedagogia, resumiu a importância da semana: “A semana da Integração Acadêmica, para mim foi, antes de tudo, divertidíssima e empolgante. Consegui sentir o acolhimento e o cuidado que a Universidade tem com os discentes, me senti bem-vinda no ambiente.  Além disso, a Universidade deu voz aos alunos de outros períodos e a cada experiência compartilhada, me dava esperança de um futuro promissor, esse primeiro contato com os docentes fez com que eu, particularmente, perdesse aquele receio de que a Universidade é uma realidade muito distante e complicada. As palestras foram bem explicativas, com o máximo de informações necessárias e conseguiram tirar muitas dúvidas. Achei de suma importância esse primeiro contato, trazendo leveza, aconchego e apoio para os novos estudantes.”

    A discente Emily Pelegrini dos Santos, também caloura do curso de Pedagogia, destacou a importância da acolhida para sua decisão de permanecer na UEMG: “A semana de integração foi fundamental para minha permanência no curso, por ser de outra cidade tive muita dificuldade em encontrar transporte que me levasse e me buscasse. Por essa razão, quase optei por uma faculdade on-line em Varginha visto que, tinha emprego na cidade e o custo seria menor.  No primeiro dia de integração me encantei pela cidade, alunos e docentes, me senti acolhida e que aqui era onde eu deveria/queria estar. Foi reconfortante ver o esforço da universidade em trazer os alunos para conhecer os projetos, ouvir palestras para tirar suas dúvidas e mostrar a cultura da cidade com apresentações encantadoras. Isso influenciou para minha tomada de decisão visto que, o conhecimento que tinha a respeito da universidade era quase zero e após a semana de integração pude conhecer as oportunidades que eu posso um dia ter pela frente, pude conhecer um pouco da UEMG mas, ainda quero conhecer mais, e explorar tudo o que ela pode me oferecer. No fim das contas larguei meu emprego e me mudei para a cidade, minha família me apoiou e me ajuda a me manter até que encontre um novo emprego.”

    A presidenta da comissão organizadora do evento, professora Mayara da Mota Matos, avaliou a semana como muito importante: “O propósito do evento foi, além de receber quem está chegando, contribuir com a permanência dos e das estudantes na instituição, fomentar o sentimento de identidade, a construção de laços de relacionamentos e solidariedade entre a comunidade acadêmica e permitir aos ingressantes a compreensão da UEMG como o que ela é: uma universidade pública, gratuita, de muita qualidade e socialmente referenciada”.

    Por fim, a Diretora da Unidade Acadêmica, Professora Doutora Josiane de Paula Nunes apontou que “A semana da acolhida foi um momento importante para nossa comunidade acadêmica. Pensada e organizada coletivamente, aproximou as pessoas, marcou a identidade da UEMG Campanha. São eventos como esse que nos dão esperança de uma universidade capaz de aproximar, acolher e mobilizar os melhores sentimentos naqueles que chegam e em quem já está conosco. Após mais um evento lindíssimo construído a tantas mãos e mentes não tenhamos dúvidas: a "UEMG é nosso lugar"!”

    © 2025 UEMG