Aplicada a prova de conhecimentos gerais do Vestibular UEMG 2023

Na tarde do último domingo (29), a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) realizou a prova de conhecimentos gerais do Vestibular 2023, para preenchimento de mais de 4,6 mil vagas em 128 cursosde graduação. Na cidade da Campanha, a instituição conta com os cursos de História, Pedagogia e Processos Gerencias que, juntos, receberam 267 inscrições para este vestibular. Ao todo, 486 vestibulandos escolheram a cidade para a realização da prova.

Seguindo o edital, os portões da Escola Estadual Vital Brazil, localizada na região central da cidade, foram abertos às 13h e fechados às 13:30h. A entrada dos alunos ocorreu de forma tranquila e sem tumulto. Iniciada às 14h, a prova com 48 questões de múltipla escolha e redação foi finalizada às 18h.

De acordo com coordenadora da prova aplicada pela MSConcursos, Flávia Mingatti, problemas não foram registrados. "Fizemos o possível para garantir que tudo transcorresse da forma mais transparente, para que o concurso tivesse êxito pleno", diz.

O que disseram os candidatos

Para a vestibulanda do curso de medicina Maria Flávia Petrim, 18, natural de Varginha, a expectativa era grande. “Estou prestando [o vestibular] para medicina. Estou animada e bastante ansiosa. Vamos ver o que essa prova nos reserva. Estudei bastante e me preparei, vamos aguardar”, contou.

O tema da redação este ano foi relacionado à sustentabilidade e ao meio ambiente. Os candidatos deveriam, a partir de um texto de apoio que tratava sobre o Congresso Mundial de Sustentabilidade, desenvolver um texto argumentativa sobre ações voltadas à políticas ambientais ou sobre educação sustentável.

Mauro Lemes, de 18 anos, candidato a uma vaga no curso de Pedagogia, aprovou o tema da redação. Para ele, trata-se de um assunto “que faz parte do dia a dia” e tem seu debate “essencial para a continuidade da vida no planeta e para o desenvolvimento da sociedade”.

Já Marcela Mazzaro, também de 18 anos, veio do Rio Janeiro (RJ), cidade localizada a 350 km de Campanha, e deseja cursar Medicina, em Passos. Segundo a jovem, a escolha pela UEMG ocorreu devido à instituição ser bem conceituada e oferecer um ensino público de qualidade. "Eu me preparei bastante, estudei muito e fiz cursinho", disse.

Pluralidade etária no perfil dos candidatos chama a atenção

Buscando novos caminhos, Lídia Borges, 58, aposentada dos Correios, candidatou-se a uma vaga para o curso de Processos Gerencias. A ex-funcionária pública explica que a UEMG, em Campanha, oferece a ela a possibilidade de realizar uma graduação em uma universidade de ensino gratuito. “Toda a minha formação é no ensino privado. Agora, tenho a chance de estudar em uma universidade pública”, afirmou.

Vinícius Negreiros, 56, por sua vez, é funcionário da Caixa Econômica Federal e busca ingressar no curso de História. “Competir com os jovens pode não ser muito fácil, mas eu gosto de estudar e, por ter uma unidade aqui na cidade, é uma oportunidade que a gente não pode perder. Estou animado”, contou.

Critérios adotados pela Uemg contribuem para a democratização do acesso à universidade pública

Do total, 75% das vagas para os cursos da UEMG são oferecidas por meio do vestibular. Os outros 25% são direcionados a candidatos que desejam ingressar na universidade através do Sistema de Seleção Unificada (SiSu).

Na cidade da Campanha, são ofertadas 40 vagas por curso, sendo 29 para o vestibular e 11 por meio do SiSu. Quem deseja ingressar atravpés do vestibular pode escolher a modalidade de ingresso, seja ampla concorrência, reserva de vagas e inclusão regional. Realidade que contribui para a democratização do ensino.

"Particularmente, o Vestibular UEMG democratiza o acesso da universidade pública à comunidade como um todo, buscando equidade ao disponibilizar vagas destinadas para a inclusão regional, cotas por demandas étnicas e por renda, tornando possível que os mais diversos grupos tenham o que lhes é de direito: a oportunidade do acesso à educação pública, gratuita e de qualidade", afirma a diretora da Unidade Campanha, Josiane Nunes.

gabarito e o caderno da prova de conhecimentos gerais foram divulgados na segunda-feira (30/01). A divulgação do resultado final de classificação está prevista para o dia 13 de março de 2023, após o procedimento de heteroidentificação.

Informações sobre classificação, lista de espera e matrícula, entre outras, estão disponíveis no edital.

MSConcursos

Tags: