Contraste |
| |

    UEMG-Barbacena: 20 anos contribuindo para o crescimento da cidade e região

    A Unidade Barbacena da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) está comemorando 20 anos de serviços públicos prestados na cidade de Barbacena e na região, pois foi criada como uma das Unidades Acadêmicas da UEMG através do decreto n. 42.235, de 03 de janeiro.

    Inicialmente, a UEMG-Barbacena oferecia o Curso Normal Superior com a finalidade de atender às exigências da Legislação Educacional Brasileira. Sendo assim, o início dos trabalhos nesta Unidade Acadêmica foi marcado por relevante prestação de serviço público na cidade e na região, porque contribuiu muito para formar professores aptos a lecionar de acordo com as exigências da Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n. 9.394, de 1996. Essa lei determinou que todas e todos docentes da educação básica tivessem formação em nível superior.

    E ao longo desses anos, a UEMG-Barbacena tem contribuído para que a cidade atenda às demandas de melhoria na oferta da educação básica em suas redes de ensino. Após seis anos de existência, em 2008, o Curso Normal Superior foi transformado em Curso de Pedagogia, classificado com qualidade elevada na avaliação do Conselho de Educação de Minas Gerais realizada no início de 2019. Atualmente, a Comunidade Acadêmica realiza trabalhos para o pleno desenvolvimento desse Curso, buscando sempre melhorias para oferecer formação de qualidade a Pedagogas e Pedagogos, que se formam aptos para trabalhar na docência da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental, nas redes de ensino de Barbacena e região.
    Esta Unidade Acadêmica nunca deixou de inovar no que se refere à ampliação das oportunidades formativas para Barbacena e região. Nesse sentido, a partir de identificação de demanda social, foi criado em 2012 o Curso de Licenciatura em Ciências Sociais. Nesse curso, o eixo fundamental é o desenvolvimento de instrumentos intelectuais para facilitar as capacidades reflexivas sobre a prática docente, formando profissionais reflexivos e investigadores e licenciados para atuar na oferta do ensino médio. 

    A Diretora da UEMG Barbacena, Professora Rita de Cássia Oliveira, destaca a grandeza dos feitos da Unidade que nesses 20 anos já formou milhares de Professores, Pedagogos e Cientistas Sociais. Esses profissionais atuam em Barbacena e cidades vizinhas. Lecionam nas salas de aulas, trabalham na gestão educacional e em outros postos de trabalho importantes para o desenvolvimento regional. São egressos da UEMG-Barbacena exercendo papéis importantes nas escolas das redes pública e privada, no ensino fundamental e no ensino médio, em outros postos de trabalho, em Barbacena e entorno, em várias outras regiões do estado e também fora de Minas Gerais.

    “O mais importante é a qualidade da formação oferecida na nossa UEMG Barbacena. E vemos discentes e egressos realizando excelentes trabalhos. E essa é sempre uma preocupação de todos da UEMG-Barbacena: conhecer a qualidade dos trabalhos dos egressos e manter laços com eles”, afirma a Professora Rita Oliveira. Segundo ela, a manutenção dessas relações tem sido possível por diversas vias “que só nos trazem orgulho”, afirma a Diretora, ao citar projetos como a Residência Pedagógica, o Programa de Iniciação à Docência (PIBID), os estágios obrigatórios e os estágios remunerados, as pesquisas e os projetos de extensão realizados por todos os Professores da UEMG-Barbacena e o recém criado Programa Mais Formação Docente, da UEMG Barbacena. “Nessas ações de inserção social, vemos egressas e egressos trabalhando, inclusive, como preceptores de Programas da UEMG. Temos, também, a oportunidades de ampliar os caminhos para eles retornarem à UEMG-Barbacena nas ações de pesquisa e de extensão”, ressalta a Diretora. 

    Certamente esta instituição pública dignifica a cidade pelo trabalho de seus Docentes, Discentes, Servidores e Membros externos que fazem parte de suas atividades acadêmicas, enquanto representantes da comunidade barbacenense. “A UEMG-Barbacena pode celebrar todo este trabalho, porque sustenta ações na compreensão do papel social da Universidade Pública na vida da cidade e das pessoas”, comemora a Diretora da Unidade, Professora Doutora Rita Oliveira, lembrando sempre do quanto todas e todos os cidadãos têm contribuído, de forma direta e indireta, ao longo desses 20 anos, para o desenvolvimento desta Instituição Pública da cidade de Barbacena.

    © 2022 UEMG