Curso online engaja alunos em debate sobre educação e acessibilidade

O grupo Inclusão, Diversidades, Educação e Acessibilidade (Idea), da UEMG Unidade Barbacena, está promovendo o curso “Inclusão em Foco: Diversidades em Tempos de Pandemia”. A atividade, que faz parte do Projeto de Extensão “Inclusão em Foco: Formando Professores Atuantes no Contexto da Diversidade”, acontece até o dia 9 de julho e, a princípio, atende a 66 alunos do 3º e 5º período de Pedagogia da unidade acadêmica.

Segundo a professora Cristina Hill Fávero, coordenadora do curso de Pedagogia da UEMG Barbacena e coordenadora do grupo Idea, o curso tem o objetivo de proporcionar uma discussão e reflexão acerca das temáticas diversidade e inclusão para o grupo de licenciandos e futuros profissionais atuantes no contexto educacional. “Para que haja uma ruptura paradigmática de preceitos excludentes, precisamos ter, dentro do processo educativo, profissionais com concepções emancipadoras”, destaca a professora ao justificar a importância da temática.

Segundo ela, a proposta é pertinente ao momento vivido pela sociedade atual, visto que a pandemia trouxe a necessidade de reflexão sobre alguns dos sentidos que emergem das ideias desenvolvidas no curso, como o olhar sobre a inclusão não só como atuação direcionada aos alunos com necessidades educacionais especiais. “Essa postura está equivocada e restringe a inclusão como necessidade de um grupo social, excluindo grupos diversos presentes no espaço escolar”, diz Cristina, referindo-se à ampliação do conceito de inclusão adotado no projeto, que também é encabeçado pelos professores Jorge de Assis, Mara Lúcia Rodrigues Costa e Vilmara Lúcia Rodrigues Teixeira, todos da Unidade Barbacena.

Realizadas por meio do Google Meet, as aulas acontecem duas vezes por semana e são dialogadas com textos acadêmicos previamente definidos.

Tags: