Assessoria de Comunicação | Heloir C. Schwaickardt
Entre 18 e 21 de maio aconteceu o III Integra Tatu, evento promovido pelo Centro Acadêmico da Agronomia Ismael Ferreira (CAAIF) e pela Comissão de Ensino, Pesquisa, Extensão e Internacionalização (CEPEI) do curso para acolher e apresentar o meio acadêmico aos calouros e veteranos que ainda não tinham tido essa experiência. “Esse evento sempre foi realizado no começo do semestre e neste ano nós sabíamos que seria um volume muito grande de calouros porque durante a pandemia a gente não pode fazer.”, conta Gabriela Medeiros presidente do CAAIF.
Com mais de 100 participantes as atividades apresentaram a estrutura da Universidade, informações do curso, os professores, os núcleos de pesquisa, a empresa júnior, o centro acadêmico e a atlética, tanto aos estudantes do período integral quanto aos do noturno. Já o último dia de programação contou com a visita na Fazenda Experimental e explicações sobre as possibilidades de ensino, pesquisa e extensão no espaço. Medeiros explica que “contamos com a ajuda dos professores para saber o que seria melhor e o que eles poderiam ofertar. Eles tiverem a ideia dos stands e a gente de fazer como se fosse um dia de campo”.
Para a coordenadora do Curso de Engenharia Agronômica, professora Patrícia Rezende, esse evento supre a necessidade de algumas práticas e de socialização dos alunos por conta da pandemia. “Esse contato é muito importante porque o agrônomo tem que vivenciar o campo, o contato com a terra, com as máquinas, com a vegetação, com as culturas, experimentos e testes”, afirma a Rezende.
O cronograma de ações fora da sede da Unidade incluiu um tour pelos espaços, atividades recreativas, almoço e stands de minicursos sobre pulverização e máquinas, silvicultura e fruticultura, agrostologia, sucroalcooleiro e o stand do projeto Horta Feliz da Empresa Júnior. Para a Coordenadora Geral da Fazenda Experimental, Julyana Martins, o evento envolveu grande expectativa dos organizadores e de quem foi participar. "A gente ficou muito tempo fora da prática, então o nosso intuito foi esse, realmente trazer os alunos pra fazenda. A gente gosta de dizer que o aluno tem que viver a universidade e pro aluno de Engenhara Agronômica nada melhor do que a fazenda!”, ressalta Martins.
Além de Coordenadora da Fazenda, Julyana também leciona a disciplina de Zootecnia dos Monogástricos e, por isso preparou o stand de Qualidade interna e externa de ovos comerciais. “Falo um pouco sobre quais são os principais parâmetros que devem ser avaliados tanto pela indústria, como em casa. Algumas avaliações simples que as pessoas podem fazer para ver se o ovo é de qualidade ou não.” indica a professora.
Outro destaque dentre as ações realizadas foi a apresentação do projeto de paisagismo e a plantação de mudas de arvores frutíferas e para sombreamento próximo do galpão central onde será uma área de socialização e bem-estar da Fazenda.
O evento que terá emissão de certificado para comprovação de horas complementares foi elogiado pelo calouro Carlos Miguel; "Achei super importante, aprendemos várias coisas e também a programação deu tudo certo, a experiência foi ótima e espero que tenha mais eventos porque foi ótimo!". Por fim, a presidente do Centro Acadêmico reforça: “Participem dos eventos e de qualquer oportunidade que você tenha de conhecer algo fora da sala de aula! E podem contar com o CA, a gente está à disposição pra tirar dúvida, pra evento, pra tudo!”.
FUTURO DA FAZENDA
De acordo com a coordenadora do curso, “para os próximos meses e anos a fazenda vai passar por uma grande transformação. Primeiro a questão de máquinas, no curso, os alunos tem várias aulas sobre máquinas e implementos agrícolas. Então, vão chegar máquinas novas, tratores modernos já com implementos de agricultura de precisão. Teremos casa de vegetação automática para os alunos criarem as próprias mudas”, informa Patrícia Rezende. Além disso está prevista a reforma das salas de aulas, laboratórios, estrutura de iluminação para as atividades noturnas, estrutura de internet e a adequação do refeitório para que assim os alunos tenham condição de passar o dia todo na fazenda.