Contraste |
| |

    Comissões da Unidade Ituiutaba

    Comissão Local de Heteroidentificação Étnico-Racial

    Institucionalizada desde março de 2021, a Comissão Local de Heteroidentificação Étnico-Racial da UEMG - Unidade de Ituiutaba, tem como principal atribuição realizar o procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração de pertencimento étnico-racial dos candidatos autodeclarados negros (pretos, pardos), regularmente inscritos nos processos seletivos desta Unidade. 

    A finalidade é garantir que as vagas sejam preenchidas por pessoas realmente titulares do direito, ou seja, que possuam as características fenotípicas nos termos da Lei nº 22.570/2017. A Comissão afere a legitimidade das autodeclarações prestadas pelos candidatos, e dessa forma, contribui para que não haja fraude no sistema de cotas dos processos seletivos. 

    A composição da Comissão atende ao critério da diversidade, garantindo que seus membros sejam distribuídos por gênero, raça e categoria profissional. Atualmente é composta por professores, uma técnica administrativa e dois estudantes.


    Comissão Permanente de Acessibilidade (CPAC)

    A Comissão Permanente de Acessibilidade, chamada também de CPAC, foi institucionalizada na Unidade em janeiro de 2021 tendo as atribuições de acompanhar o progresso acadêmico de discentes, docentes e servidores administrativos que apresentam condições específicas. Também deve contribuir para o desenvolvimento da comunidade acadêmica na implementação de ações inclusivas. É preciso incentivar ações/projetos de ensino, pesquisa e extensão que promovam a acessibilidade.

    O grupo representante da CPAC deve desenvolver ações para garantir espaços e canais de interlocução entre a Instituição e as pessoas com deficiência. Além de planejar ações e medidas institucionais a fim de atender as demandas apresentadas e promover medidas inclusivas educativas que aproximem as pessoas com deficiência em relação a comunidade acadêmica.

    Comissão Permanente de Apoio Pedagógico (COPAP)

    A Comissão de Apoio Pedagógico foi criada para contribuir com a ampliação das condições de permanência dos estudantes. Deve desenvolver, em parceria com a Comissão Permanente de Acessibilidade, ações de apoio pedagógico para estudantes com necessidades especiais e/ou outras necessidades específicas, para que possam realizar suas atividades acadêmicas com qualidade. Assim como, promover a redução dos índices de reprovação e evasão nos diversos cursos de graduação da Unidade, por meio de ações de ensino-aprendizagem, tendo como eixo o acompanhamento pedagógico de discentes e docentes (no caso destes, por meio de ações específicas de formação.

    O grupo formado por representantes docentes, discente e técnico administrativo visa estimular a melhoria do ensino de Graduação por meio do desenvolvimento de novas práticas e experiências pedagógicas no âmbito das disciplinas. As ações que podem ser associadas junto ao NAE - Núcleo de Apoio ao Estudante e a Coordenação de Extensão e outros setores da Universidade.


    Comissão Permanente de Diversidade (CPDIV)

    A Comissão Permanente de Diversidade da UEMG, Unidade de Ituiutaba, acompanha a inserção institucional de discentes, docentes e servidores administrativos que se autodeclaram do gênero feminino, pretos(as), pardos(as), indígenas, quilombolas ou pessoas LGBTQIA+.  

    Esta Comissão organiza eventos sobre feminismo, diversidade, antirracismo, combate a homofobia e transfobia, bem como incentiva projetos de ensino, pesquisa e extensão focados no enfrentamento às múltiplas formas de discriminação com base em classe, raça, etnias, religião, identidade de gênero, orientação sexual e expressão de gênero.

    É possível entrar em contato com a comissão por meio do perfil @cpdivuemgitba nas mídias sociais.

    © 2022 UEMG