Assessoria de Comunicação | Heloir C. Schwaickardt
A partir desta semana o Laboratório de Solos da Unidade passa a contar com um Fotômetro de Chama. O equipamento “é um componente essencial nos laboratórios de análise química de solos porque permite analisar nutrientes como potássio (K) e cálcio Ca, e outros elementos de interesse como lítio (Li) e bário (Ba)”, explica Douglas Freitas, professor do Curso de Engenharia Agronômica, que ainda completa; “a quantificação desses elementos é sempre requisitada pelos agricultores. Dessa forma, o novo equipamento pode atender tanto demandas externas quanto da própria unidade acadêmica”.
A análise dos elementos do solo é parte fundamental para os programas de adubação e de calagem, que é a etapa do preparo da terra para cultivo agrícola na qual se aplica calcário. “A partir das informações provindas da análise feita pelo aparelho, os engenheiros agrônomos e demais profissionais envolvidos, podem apontar e corrigir as deficiências de uma área agrícola”, afirma o professor.
Na quinta-feira, 19/05, uma equipe de professores e estudantes participaram do treinamento para compreender a operação do equipamento que passa a ficar disponível para o uso das aulas práticas na Unidade, assim como para pesquisas e projetos de extensão que envolvam a participação da comunidade externa.