Assessoria de Comunicação | Heloir C. Schwaickardt
Na última quarta-feira, 18/05, professores do Departamento de Ciências Exatas e da Terra e estagiários dos Laboratórios de Análises de Solos e Química Industrial Sucroalcooleiro, participaram de treinamentos para instruções de uso sobre os novos equipamentos adquiridos. Os aparelhos são dois Espectrofotômetros UV-Vis com pequenas distinções técnicas entre si.
Tecnicamente o professor Rafael de Oliveira Pedro explica que “a espectroscopia de absorção molecular na região do Ultravioleta-Visível (UV-Vis) é uma técnica capaz de fornecer dados sobre a composição química de uma amostra por meio de medidas de absorção da radiação eletromagnética”. Em outras palavras, um Espectrofotômetro é capaz de medir o quanto uma substância química interage com a luz, com o objetivo de obter informações sobre a composição química de uma amostra. “Essas interações podem se manifestar por meio de fenômenos como a absorção, reflexão, transmissão, difração, refração e espalhamento da radiação”, conta o professor que também é Coordenador do Curso de Química.
Douglas Siqueira Freitas, professor do Curso de Engenharia Agronômica, aponta que “para análise de solos trata-se de um equipamento especialmente importante, pois permite quantificar elementos como fósforo (disponível e remanescente), bem como as formas químicas de alguns elementos como o nitrogênio (nitrato e amônio)". A aplicação do Espectro é ampla, “pode ser usado em análises dos micro-organismos que habitam o solo, revelando informações para preservar a área e auxiliar os produtores na escolha do melhor tipo de fertilizante ”, completa Freitas.
Os equipamentos adquiridos são utilizados em diversas áreas da ciência, como por exemplo na determinação de fármacos, diagnóstico de doenças, análise de água, bebidas, tintas, solos, entre outros. De modo prático “irá contribuir para aulas experimentais dos cursos de Química, Agronomia, Ciências Biológicas e Tecnologia Sucroalcooleira. O equipamento também será útil para atividades de pesquisa e extensão universitária”, finaliza Pedro.