Assessoria de Comunicação | Heloir C. Schwaickardt
Com o início das aulas presenciais as atividades práticas dos cursos de ciências agrárias como Engenharia Agronômica e Tecnologia em Produção Sucroalcooleira voltaram a acontecer na Fazenda Experimental da UEMG - Unidade Ituiutaba. Após mais de dois anos o espaço multidisciplinar volta ser utilizado pelos cursos de graduação, pesquisas e projetos de extensão. Karine Queiroz conta que estar em campo “foi uma experiência incrível, ainda mais depois de 2 anos sem nenhuma atividade prática. Realizamos o plantio de cana-de-açúcar e realizamos a identificação de cada espécie”, explica a estudante do sexto período de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira.
A área de 58,5 ha está a uma distância de proximadamente 10km da sede da UEMG na cidade. De acordo com o professor do curso de Engenharia Agronômica, Henrique Amorim Machado, “este espaço experimental tem um pouco de tudo. Tem como o aluno ver desde um canavial para produção de etanol e açúcar, até a produção de hortaliças para o consumidor primário que pode estar diretamente envolvido. Tem produção animal e áreas técnicas para análises de solos. É um importante instrumento didático para os alunos”, informa.
De acordo com Coordenadora Geral da Fazenda, Julyana Martins, estão em implantação "uma horta, um campo agrostológico, o plantio de frutíferas e a construção de uma trincheira. Além da organização geral dos espaços e instalações, como a limpeza dos pastos e reestabelecimento da iluminação externa".
Muito útil para os experimentos práticos em campo, o espaço também fornece amostras para estudos em laboratório. No sétimo período de Engenharia Agronômica, Fernando Miguel, fala sobre uma visita; “Fizemos uma atividade prática na matéria de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, onde realizou-se a coleta das amostras de solo para análise laboratorial”. O deslocamento até a Fazenda acontece por meio de um ônibus que a Diretoria da Unidade providenciou a fim de não gerar custos aos estudantes.
Além de instrumento pedagógico para trabalhos de manejo agrícola, o laboratório de campo também possibilita ações relacionadas a produção animal. “Já estão sendo feitos acompanhamentos com bovinos em parceria da empresa júnior AgroNew para a prestação de serviço e estudos de engorda do gado”, acrescenta Amorim.
O espaço ainda dispõe dos Laboratórios de Ictiologia, Apicultura, Máquinas e Mecanização Agrícola em que podem ser desenvolvidas atividades pedagógicas de integração entre teoria e prática, apresentando normas de funcionamento, de utilização e segurança. Assim como os demais espaços da Unidade, a Fazenda faz parte do plano de reforma para melhora da estrutura. As modificações devem acontecer nos próximos meses.