Contraste |
| |

    Direção da Unidade e Coordenação do PREVESTI têm reunião para estruturar curso em 2022

    Assessoria de Comunicação | Heloir C. Schwaickardt

    Na manhã desta quarta-feira, 09/03, a Diretora da Unidade, Stella Hernandez e o Coordenador de Extensão, Marco Miguel de Oliveira, se reuniram com Adirce Maria dos Santos, Diretora-Presidente da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, e com Ariele M. Martins, Coordenadora Pedagógica do Programa Estudantil para Vestibular para Negros e Carentes de Ituiutaba – PREVESTI e também com a representante da ONG Vânia Lafit, Luiza Araújo Mendez, para reforçar a parceria que existe desde 1998, além do reconhecimento do espaço onde serão ministradas as aulas do cursinho preparatório neste ano e a revisão sobre as medidas de biossegurança que devem ser adotadas.

    09032022 PREVESTI E UEMG01

    Representantes em frente ao bloco administrativo da Unidade. / Foto: Heloir C. Schwaickardt

    Em 2020 o PREVESTI não teve atividades por conta da pandemia, em 2021 as aulas foram ministradas à distância e neste ano o modelo volta a ser presencial, dentro da estrutura da Universidade, em uma sala do Bloco B. “O curso sempre foi uma colaboração de sucesso entre a Prefeitura, a Secretaria de Educação, a Fundação e a UEMG. Capacitar jovens em condição de vulnerabilidade socioeconômica para ingressar na faculdade é o objetivo.”, explica Adirce Maria.

    A cooperação da universidade vai além de ceder o espaço físico, pois alguns estudantes de graduação fazem parte do quadro de colaboradores do projeto de extensão. “A UEMG - Unidade Ituiutaba foi e continua sendo parte ativa do PREVESTI desde sua implementação. Além disso, graduandos da unidade atuam como Professores(as) ou Monitores(as) voluntários. Tal contato com a docência estimula a revisão/aprendizagem de novos conteúdos.”, comenta o Coordenador de Extensão.

    Em 2022 o curso oferece formação para duas turmas de até 40 alunos, sendo uma até a metade do ano e a outra posteriormente. O professor Marco Miguel reforça sobre a importância local da iniciativa; “O retorno para a comunidade tijucana dá-se na forma de conhecimentos construídos pelos cursistas e, consequentemente, o ingresso destes nas Instituições de Ensino Superior. Vale destacar que a UEMG, por meio da inclusão regional e PROCAN, estimula o ingresso da população mineira em condição de vulnerabilidade social e negra na instituição”.

    Mais informações podem ser encontradas nos perfis institucionais:

    https://www.facebook.com/fumzup.itba
    https://www.instagram.com/fumzup.itba/

    © 2025 UEMG