Representantes da ZEISS, empresa alemã de tecnologia nos setores da ótica e da optoeletrônica, apresentaram na manhã desta quarta-feira, 02/02, para professores dos cursos de Agronomia, Biologia e Química, as características do Microscópio Eletrônico de Varredura-MEV. O equipamento é um tipo de microscópio capaz de produzir imagens de alta resolução da superfície de uma amostra.
A visita faz parte da estruturação do Centro Multiusuário de Análises Microscópicas idealizado pelos professores Douglas Siqueira Freitas e Henrique Amorim Machado. O processo de compra dos equipamentos para o laboratório foi iniciado no final de 2021 e atualmente está na fase de efetivação do convênio com a Fundação Arthur Bernardes – Funarbe, que é responsável por administrar a gestão de recursos para pesquisa.
Na prática o MEV possibilita o aprofundamento de pesquisas para ir além de uma observação em macro escala, ou seja, a olho nu, como já são feitas na unidade. “O equipamento permite a verificação em escalas micro e nanoscópicas e isso pode gerar o aumento da produção e da diversidade de pesquisas”, explica Henrique Amorim Machado.
A criação do Centro envolve a compra do MEV e também a adaptação da estrutura física do espaço, a compra de reagentes, vidrarias e de um microscópio de luz polarizada também. O professor Henrique conta que “a expectativa é de que até 2023 o projeto, pioneiro na região do Pontal, poderá realizar experimentos para os cursos da Unidade e também gerar parcerias com empresas e outras universidades”.
Por: Heloir Schwaickardt