Estão abertas as inscrições para monitoria no PREVESTI

Assessoria de Comunicação | UEMG Unidade Ituiutaba - Ailton Sena

Tem início, nesta segunda-feira (03/05), o prazo para inscrição de estudantes e professores/as da UEMG Unidade Ituiutaba interessados/as em ministrar aulas no curso Pré-Vestibular Universitário Para Negros e Carentes da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares (FUMZUP), o PREVESTI.

As inscrições devem ser feitas até o dia 07 de maio, através do formulário disponível aqui. Podem se inscrever estudantes da Unidade matriculados/as em qualquer curso ou período. As pessoas selecionadas vão ministrar aulas nas áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; e Redação.

Em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus, as atividades síncronas acontecerão de forma remota, por meio da plataforma Teams, já de uso dos membros da comunidade acadêmica, e cada monitor/a ministrará 70 minutos de aula por semana. O trabalho desenvolvido junto ao PREVESTI será voluntário, mas constitui uma oportunidade de enriquecer a formação dos/as graduandos/as da Unidade Ituiutaba.

"Vamos contabilizar horas de extensão para o currículo dos/as alunos/as selecionados/as para ministrar aulas no PREVESTI. Mas, mais importante que isso, entendemos que essa é uma oportunidade de a nossa UEMG promover a troca de conhecimento e retribuir os investimentos da sociedade, ao mesmo tempo em que se qualifica a formação profissional”, afirma o coordenador de Extensão da Unidade, professor Antônio Rodrigues Neto.

Os/as monitores/as que atuarão no PREVESTI serão acompanhados/as pela coordenadora pedagógica disponibilizada pela FUZUMP. Ela prestará auxílio na execução e planejamento das aulas e em questões estruturais do curso.

O edital completo da seleção pode ser acessado aqui.

Universidade engajada
    O PREVESTI é uma iniciativa da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares de Ituiutaba, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Grupo de Estudos e Consciência Negra, a UFU e a UEMG Ituiutaba. O curso, criado em 1998, já atendeu cerca de 920 estudantes negros/as e carentes.

Desde a implementação, a UEMG Unidade Ituiutaba cede o espaço físico para realização do curso. E, na edição 2021, vai oportunizar que estudantes da Unidade ministrem aulas. “A continuidade dessa parceria reafirma o compromisso da Universidade com a educação e, principalmente, com a transformação da sociedade, através da socialização do conhecimento e inclusão social”, afirma a diretora da Unidade, professora Patrícia Alves Cardoso.