Contraste |
| |

    Unidade Ituiutaba | Artigo de docente da Educação Física conquista destaque internacional

    ituiutaba destaque internacional artigo docente

    Publicado na revista argentina Educación Física y Ciencia, o artigo “Corpo e arte: uma proposta pedagógica na Educação Física a partir da bola de equilíbrio circense” – leia aqui –, da professora Teresa Ontañón Barragán (foto à direita), do curso de Educação Física da UEMG Unidade Ituiutaba, foi reconhecido com o terceiro lugar na categoria Artigo Ibero-americano, do Prêmio Amoros 2020 de investigação em Educação Física, concedido pela Fundación de Investigación en Ciencias de la Actividad Física y del Deporte, da Espanha. O resultado foi anunciado na semana passada pela organização da premiação.

    O artigo sintetiza o estudo “Pedagogia das atividades circenses”, já finalizado, que foi empreendido pelo Grupo Circus, ligado à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A professora Barragán conta que, junto ao referido grupo de pesquisa em circo, investiga academicamente esse universo há cerca de uma década, tendo adotado-o como tema de seu mestrado e doutorado.

    “Trabalho que pretendo continuar desenvolvendo na UEMG, explorando as atividades circenses e a melhor forma de ensiná-las de acordo com o âmbito de ensino (escolar, lazer, profissional, etc.)”, ressalta Teresa, que tomou posse como professora, na Universidade, no início deste ano, lecionando disciplinas relacionadas à Educação Física Escolar e História da Educação Física, na Unidade Ituiutaba.

    Para ela, a premiação é o indicador de uma abordagem acadêmica que faz sentido e está no caminho certo: “Durante muito tempo o potencial artístico e pedagógico do circo foi desprezado. Atualmente, ele está presente em diversos espaços e cada vez mais pessoas se interessam por essa manifestação, às vezes sem o devido acompanhamento pedagógico. Os nossos esforços vão no sentido de aproximar a população dessa possibilidade de arte corporal e expressiva, seja na escola, seja como uma opção de lazer.”

    A entrega do prêmio será realizada de maneira virtual no próximo dia 17 de outubro, às 18h (horário espanhol).

    Tags:
    © 2022 UEMG