Contraste |
| |

    Professora da UEMG Ituiutaba recebe prêmio na ONU por atuação em tribunal simulado internacional

    A comunidade acadêmica da UEMG Ituiutaba tem motivos de orgulho. A professora Baruana Calado dos Santos, que leciona a disciplina de Direito Internacional Público, foi homenageada em 18 de julho, na sede das Nações Unidas, em Genebra (Suíça). A premiação reconhece sua contribuição como juíza na Competição Mundial de Tribunal Simulado de Direitos Humanos Nelson Mandela – o World Moot, uma das mais importantes do mundo na área.

    O World Moot reúne estudantes de diversos países que, a partir de um caso hipotético de violação de direitos humanos, defendem posições ora como acusação, ora como defesa. A seleção para as rodadas finais depende da qualidade dos memoriais enviados, avaliados por especialistas internacionais – papel desempenhado por Baruana desde 2018.

    Tudo começou em 2017, quando Baruana competiu representando a Universidade Estadual de Londrina (UEL). Depois passou a integrar o corpo de juízes do torneio. Desde 2022, também atua como juíza lusófona na Competição Africana de Tribunal Simulado de Direitos Humanos Christof Heyns (African Moot).

    Além da vivência prática, Baruana compartilhou sua experiência no capítulo “Havia um moot no meio do caminho: minha aventura em tribunais simulados internacionais de Direitos Humanos”, publicado no início do ano no livro Viv(e)nsinando: experiências exitosas no processo de ensino-aprendizagem. 

    Pesquisa e trajetória acadêmicas

    Com formação em Ciências Sociais e em Direito pela UEL, Baruana é doutoranda em Sociologia na UFSCar, onde pesquisa casos de violações de direitos humanos relacionados a acusações de bruxaria e ataques rituais. Antes disso, no mestrado (2016-2019), investigou o trabalho escravo contemporâneo no Brasil, estudo que resultou no livro Trabalho Escravo Contemporâneo, Desenvolvimento Humano e Direitos Humanos.

    Tags: ,
    © 2025 UEMG