A Biblioteca da UEMG Ituiutaba foi palco, na última terça-feira (24/06), do evento Diálogo sobre Paulo Freire, que reuniu estudantes dos cursos de Direito e Pedagogia para uma conversa profunda sobre a influência do educador no campo educacional e em outras áreas do conhecimento. A atividade foi mediada pelo professor Murilo Leite Pereira Neto e contou com a presença da professora e pesquisadora da UNICAMP, Nima Spigolon.
Durante o encontro, Nima destacou a relevância da obra de Paulo Freire nos tempos atuais, especialmente diante dos desafios enfrentados pela educação pública no Brasil, como o avanço das escolas cívico-militares, a plataformização do ensino e o desmonte de políticas públicas que garantem acesso e qualidade. Para ela, mesmo diante das adversidades, a pedagogia freireana permanece sendo um instrumento potente de transformação social, sustentada por pilares como a amorosidade, a esperança e a utopia.
Na ocasião, Nima apresentou dois de seus livros: Elza Freire e Paulo Freire – Por uma pedagogia da convivência e Noites de Exílio, Dias de Utopia, este último vencedor do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024 na categoria Educação e Ensino.
Ela também compartilhou com o público o processo de criação de sua mais recente obra: Paulo Freire Cronografia. O livro nasceu da inquietude da autora enquanto pesquisadora e professora que, ao buscar dados históricos sobre o educador, sentia falta de uma organização cronológica acessível. Com linguagem ágil e formato de bolso, o livro foi pensado especialmente para professores e estudantes. "Foi um grande prazer escrevê-lo. É um livro que se atenta às datas e traz, inclusive, aspectos da vida familiar de Paulo Freire", contou Nima.
A atividade foi mais que uma homenagem. Representou também um ato de resistência em defesa de uma educação crítica, democrática e libertadora, valores que sempre guiaram o pensamento de Paulo Freire.