NOTA DE ESCLARECIMENTO E REPÚDIO
A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Unidade Ituiutaba vem a público esclarecer e manifestar total repúdio a uma tentativa de agressão sofrida por uma estudante do curso de Direito, ocorrida na noite da última quarta-feira, 7 de maio, nas imediações dos blocos A e B da instituição, após o horário das aulas.
A estudante conseguiu se desvencilhar do agressor e, já no dia seguinte, procurou a Direção da unidade para relatar o fato. A aluna foi ouvida e acolhida, além de ser orientada a registrar boletim de ocorrência junto à Polícia Militar e, a universidade também reforçou o contato com a instituição, alertando sobre o fato. Durante reunião, com discentes, surgiu a ideia do uso de apito como instrumento de alerta em situações de risco, promovendo uma resposta mais rápida e solidária.
Como medida imediata, a Direção convocou reunião com os vigilantes da unidade, marcada para esta sexta-feira, 9 de maio, às 14h, para reforçar a importância da intensificação das rondas internas, especialmente nos horários de saída dos estudantes.
O Conselho Departamental da unidade se solidariza com a estudante vítima desta tentativa de violência e reafirma o compromisso da instituição com a segurança, o acolhimento e a proteção de sua comunidade acadêmica. Atos de violência, assédio ou qualquer forma de ameaça são inaceitáveis dentro e fora do ambiente universitário.
Ituiutaba, 9 de maio de 2025
Conselho Departamental da UEMG – Unidade Ituiutaba