Aplicação da prova de conhecimentos gerais do Vestibular UEMG 2024 - Unidade Ituiutaba.

Os candidatos aos cursos de graduação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) realizaram neste domingo, 17 de dezembro de 2023, a prova de conhecimentos gerais do Vestibular UEMG 2024.

Em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, 1518 candidatos fizeram a prova nos Blocos B e D do campus da UEMG e na Escola Estadual Governador Israel Pinheiro, e 244 inscritos não compareceram. Os cursos mais procurados, com maior número de candidatos por vaga, são Engenharia Agronômica, Direito, Psicologia, Engenharia Elétrica e Pedagogia.

A diretora da UEMG Ituiutaba, graduada em Química, Mestre em Química Inorgânica, Doutora em Ciências e Pós-doutora em Física, Stella Hernandez Maganhi, fez questão de recepcionar e orientar os alunos na entrada do campus. “A UEMG aumentou o número de cursos e está crescendo em várias cidades. Uma das novidades para Ituiutaba em 2024 é o Curso de Ciências Biológicas Bacharelado, e estamos fazendo investimentos importantes em infraestrutura e manutenção predial em todo o campus. Espero que todos tenham ido muito bem na prova, aproveitem para descansar agora nesse final de ano e se preparem para estudar na UEMG em 2024”, disse Stella.

Uma das candidatas é Maria Aparecida Nóbrega, de 58 anos, dona de casa, moradora de Cachoeira Dourada, que pretende ingressar no Ensino Superior em 2024, no Curso de Direito. “Sou deficiente visual e tenho três filhos. Minha menina está cursando Sistema de Informação, e meus meninos, que são gêmeos, também fizeram o vestibular para Direito junto comigo. Estudo não tem idade. Será minha primeira faculdade, sei que a UEMG é maravilhosa, estudei bastante pela internet e com a ajuda dos meus filhos. Dei o meu melhor, vou passar, estudar e me formar”, disse Maria.

Arthur Raphael, de 27 anos, viajou quase 130 quilômetros em busca do sonho de cursar Engenharia Agronômica, o curso mais disputado no Vestibular UEMG 2024 em Ituiutaba. “Eu moro em São Simão/GO, o agro domina o nosso estado e gera muitas oportunidades no mercado de trabalho. Já participei de outros vestibulares e estou confiante para ser aprovado”, contou Arthur.

Mãe e filha, Jaqueline Pereira de Freitas, de 51 anos, e Ana Paula Aparecida de Freitas, 18, moradoras de Santa Vitória, viajaram juntas para prestar o vestibular. Jaqueline pretende cursar Direito, e Ana Paula optou por Educação Física. “Minha filha sempre teve aptidão para os esportes e decidiu fazer o vestibular. Eu não fiquei para trás, já sou formada em Pedagogia e Serviço Social, agora quero encarar esse novo desafio e tenho certeza que vou gostar muito do curso”, afirmou Ana.

A ituiutabana Camila Martins de Paula, 32 anos, apesar de ter concluído o Ensino Médio há quase 12 anos, considerou a prova tranquila e está confiante para ser aprovada no Curso de Engenharia Elétrica. “Tenho afinidade com a área de exatas, e apesar do tempo que estou fora da sala de aula, foi tudo tranquilo. Sou formada em Educação Física e Educação Escolar, trabalho na área da educação e estou pronta para estudar na UEMG”, finalizou Camila.

Alguns dos candidatos já atuam profissionalmente na área e buscam especialização, outros embarcam em sonhos de carreira. Pelo portão da UEMG de Ituiutaba passaram candidatos que buscam cursos de graduação em diversas áreas profissionais. Eles concluíram uma fase e aguardam ansiosamente a aprovação.

O Vestibular UEMG 2024 foi realizado em todas as cidades que abrigam unidades da UEMG, com provas de natureza classificatória e eliminatória, compreendendo 48 questões de múltipla escolha, abordando o núcleo comum do Ensino Médio, como Física, Matemática, História, Química, Biologia, Geografia, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), acompanhadas por uma redação, de até 30 linhas.

Os candidatos tiveram quatro horas para a realização das provas (das 14h às 18h), incluindo o tempo destinado à redação e ao preenchimento do Caderno de Respostas. O gabarito estará disponível em até 48 horas após o término das provas.