Assessoria de Comunicação | Heloir C. Schwaickardt
Dezenas de visitantes compareceram à Unidade ontem, 05/10, para participar das atividades do evento “UEMG de Portas Abertas”, que foi realizado com o objetivo de apresentar a Universidade do Estado de Minas Gerais e os cursos que são oferecidos gratuitamente em Ituiutaba. A missão da atividade também “favorece a visibilidade da instituição e cumpre com um dos papéis sociais mais relevantes da Universidade Pública, a democratização do Ensino Superior. Além disso, reafirmamos nosso compromisso com o desenvolvimento técnico-científico, social e cultural da região do Pontal Mineiro”, destaca o coordenador de extensão, professor Marco Miguel de Oliveira, responsável geral pela organização.
Em levantamento prévio, a Coordenação de Extensão estima que 500 pessoas participaram durante os períodos da manhã e da noite. Todas as escolas da região foram convidadas e muitos estudantes do ensino médio e fundamental compareceram, assim como, crianças e familiares de estudantes que já fazem graduação. Eles puderam visitar e participar das atividades preparadas pelos 13 estandes dos cursos e do Núcleo de Apoio ao Estudante-NAE.
Uma das escolas que compareceu ao evento foi a Estadual Rotary, onde a Kamilly Dutra Salviano, de 15 anos, faz o primeiro do ensino médio. Ela conta que já tinha sua opção de faculdade definida, mas que o evento abriu novos caminhos de seu interesse. “Eu já tinha meu curso firmado, já era certeza que seria o jornalismo. Só que hoje, aqui, me abriu uma porta, que é a perícia criminal porque eu achei muito interessante. Eu já adorava química e agora eu adoro muito mais”, disse a secundarista.
A Isadora Cristina Medeiros Oliveira estuda no segundo ano do SESI e está indecisa sobre qual curso pretende seguir, no entanto o evento serviu para esclarecer algumas áreas de interesse. “Achei o evento bem receptivo. O primeiro que fui, foi o da educação física e eles estavam ensinando primeiros socorros. Achei super necessário e eu aprendi a desengasgar. Gostei das maquetes em geral e da questão de sustentabilidade que explicaram bastante. Estou muito indecisa sobre o que fazer, mas gostei bastante de educação física e de psicologia”, relata a estudante.
O evento contou com o fornecimento de água realizado pelo carro-pipa da Secretaria de Água e Esgoto; estante para conscientização sobre queimadas promovido pelo Corpo de Bombeiros; e apresentações culturais do Grupo Metal Mineiro do Conservatório Estadual de Música Doutor José Zoccoli de Andrade, do projeto de extensão "Música na APAE", com a participação de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e, da cantora Carla Camargo.
Servidores dos PSFs Novo Horizonte e Maria Vilela, bem como do Setor de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais da Unidade Mista de Saúde, realizaram 78 testes rápidos para IST'S, 143 aferições da pressão arterial, 100 aferições de glicemia e aplicação de 09 vacinas bivalentes e 17 contra influenza.
A Direção da Unidade destaca o sucesso das ações que foram propostas, o engajamento da comunidade acadêmica e a participação dos visitantes. “Ficamos muito felizes e foi muito bom ver a Unidade cheia de gente. É possível ver a evolução dos estandes dos cursos e da participação das pessoas. E a gente espera que o evento nos surpreenda cada vez mais! Vamos ver o impacto disto no Vestibular e na entrada dos alunos no ano que vem”, analisa a Diretora, professora Stella Hernandez Maganhi.