Contraste |
| |

    Unidade celebra o recebimento de ovos fossilizados

    Assessoria de Comunicação | Heloir C. Schwaickardt

    Na manhã desta segunda-feira, dia 22/05, a Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Ituiutaba, realizou uma cerimônia para oficializar o recebimento de ovos fossilizados, tornando-se a fiel depositária do material. Estiveram presentes na mesa de autoridades: Vaneska KORASAKI, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação; Stella Hernandez Maganhi, Diretora da Unidade; Pedro Victor Buck, Coordenador do Laboratório de Paleontologia da Unidade; Luciano Barbosa, Coordenador do Museu Antropológico de Ituiutaba e Presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural; Daniela Almeida; Coordenadora de Sustentabilidade da Concessionária EcoVias do Cerrado; E Paulo Macedo, Paleontólogo da empresa de assessoramento GeoPac.
    A descoberta dos fósseis foi registrada por meio das obras de duplicação que estão sendo realizadas pela Ecovias do Cerrado na BR-365. Em uma das escavações realizadas na obra, e acompanhada pela equipe da GeoPac, foram encontrados ovos inicialmente atribuídos ao crocodilomorfos. Para uma determinação mais precisa do grupo biológico, serão realizadas futuras análises da casca dos ovos fossilizados. “Será possível investigar aspectos sobre o processo de fossilização e sobre o comportamento reprodutivo do grupo biológico do qual os ovos fazem parte. As rochas onde os ovos foram encontrados são rochas sedimentares da Formação Adamantina, com idade estimada em aproximadamente 80 milhões de anos”, explica Pedro Buck.
    Após os discursos das autoridades, os representantes Paulo Macedo e o professor Pedro, assinaram a Carta de Recebimento de Fósseis, oficializando a UEMG - Unidade Ituiutaba como detentora oficial do material que é um patrimônio de grande valor histórico e científico.

    recebimento ovosfossilizados22052023

    © 2024 UEMG