Assessoria de Comunicação | Heloir C. Schwaickardt
Recentemente representantes do Curso de Química da Unidade participaram da instalação e do treinamento para uso do novo equipamento adquirido para laboratório, um Espectrofotômetro de Absorção na Região do Infravermelho (FTIR). Na ocasião, estiveram presentes o Coordenador do Curso de Química, professor Rafael Pedro; a Chefe do Departamento de Ciências Exatas e da Terra, professora Ananda Guarda; e o técnico responsável pelos laboratórios, Alesxandro Colim; além do representante da empresa fornecedora da compra.
O professor Rafael explica que “a Espectroscopia no infravermelho por transformada de Fourier (FTIR) é uma técnica empregada na determinação das funções químicas presentes em amostras, permitindo a análise qualitativa e quantitativa de compostos orgânicos e inorgânicos”. Sendo assim, pode se utilizar para caracterizar nanomateriais, proteínas, fármacos, extratos naturais, óleos, fibras, plásticos, borrachas, fertilizantes, além de outras amostras sólidas, líquidas ou gasosas.
O Espectrofotômetro FTIR Cary 630 da Agilent adquirido pela Unidade Acadêmica de Ituiutaba será utilizado em atividades de ensino, pesquisa e extensão. De acordo com as descrições de compra, o equipamento possui módulo de Transmissão e módulo de Reflexão Total Atenuada (ATR) com superfície de seleneto de zinco (ZnSe), usado na análise de amostras sólidas, líquidas e géis.