Assessoria de Comunicação | Heloir C. Schwaickardt
Na tarde da terça-feira, 14/06, ocorreu a instalação de dois novos equipamentos do Laboratório de Genética e Mutagênese, sendo um Espectrofotômetro, do tipo Nanodrop e o outro, Espectrofotômetro de Microplacas e Cubetas. Os aparelhos podem contribuir com experimentos dos cursos de graduação, projetos de iniciação científica ou extensão, trabalhos de conclusão e cumprimento dos conteúdos práticos previstos nas disciplinas de Biologia Molecular, Genética, Biotecnologia, Bioquímica, Melhoramento Genético, ofertadas pelos cursos de Química, Ciências Biológicas e Agronomia, além de disciplinas correlatas e linhas de pesquisa dentro dos cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia de Produção Sucroalcooleira.
Junto à instalação foi realizado um treinamento sobre as funcionalidades dos equipamentos. Os professores Marco Miguel de Oliveira e David Teixeira Guidotti, responsáveis pelo laboratório, participaram da capacitação, assim como, os professores Alex Fiori, Juliane Freitas, Larissa Caetano e o técnico, Alex Colin.
O Espectrofotômetro, do tipo Nanodrop, serve para analisar a transmitância (luz transmitida) e absorbância (luz absorvida) de uma solução em um ou mais comprimentos de onda. Isso é necessário para determinação da pureza e concentração de amostras de proteína, DNA e RNA. Ou seja, serve para quantificação do material genético em amostras biológicas, as quais poderão posteriormente ser submetidas a outros ensaios ou usadas para outras finalidades, por exemplo o diagnóstico de doenças e, até mesmo, melhoramento genético de plantas.
O Espectrofotômetro Microplacas e Cubetas possui tecnologias de absorção de UV-Vis, software que permite vários tipos de leituras de amostras para ensaios celulares, enzimáticos, mensurações hormonais, por exemplo nos testes de eficácia de drogas para o desenvolvimento de novos fármacos.