Breno Eustáquio | Comunicação Uemg João Monlevade
Os professores da Uemg João Monlevade, Anna Carolina Simões e Leonardo Lúcio de Araújo Gouveia, tiveram o artigo científico “Paradigmas curriculares, novas tecnologias e a engenharia” publicado na Revista de Casos e Consultoria. O periódico, vinculado ao Grupo de Pesquisa Método do Caso da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, possui acesso aberto, com fluxo contínuo de publicação. Trata-se de uma revista multidisciplinar que aborda, em especial, casos para ensino e consultoria. Tem qualificação B1, da Qualis/Capes. Também assina o artigo o professor da Universidade Federal de Itajubá, Ricardo Luiz Perez Teixeira.
O trabalho é o resultado de estudos elaborados sobre as atualizações do currículo nos cursos de engenharia na Universidade do Estado de Minas Gerais, levando em conta a atuação do professor na condução do processo de ensino-aprendizagem. Os docentes relatam terem percebido que, há tempos, a forma de trabalhar os currículos se mantém inalterada, apesar das evoluções tecnológicas, culturais e científicas. O estudo é sustentado por uma pesquisa de campo, que permitiu uma melhor organização e veracidade da realidade acadêmica.
O estudo relatado no artigo concluiu que o processo ensino-aprendizagem sempre está em processo de atualização. “Considera-se, portanto, que a questão não é pertinente à universidade em atualizar equipamentos de última geração em seus laboratórios, e nem o currículo tradicional enquanto a sua organização horizontal e vertical, impossibilitando a interdisciplinaridade. O que tende a fazer diferença é a forma como este currículo é administrado pelo docente”, diz o resumo do artigo.
O trabalho ainda destaca que “o docente deve administrar as novas tecnologias em relação aos conteúdos inerentes à formação do profissional que oportunizam a aplicação dos conhecimentos teóricos do estudante de engenharia na prática, que desenvolvem de forma eficaz habilidades necessárias para a sua formação”. A íntegra do artigo científico por ser lida no site https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/23983.