Professores da UEMG e da UFOP iniciam projeto interinstitucional

Intitulado provisoriamente ‘Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Soluções’ (GEDS), a iniciativa, que começou a ser empreendida neste segundo semestre, procura elaborar um sistema para automatizar o controle de caixas d'água de prédios e residências. Em reunião ontem (29), o coletivo de trabalho, formado por docentes da UEMG Unidade João Monlevade e da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) - Campus ICEA, discutiu indicadores para o processo e o intento de aplicar testes em breve.

O controle eficiente contra a proliferação da dengue é uma das metas do projeto, que surge num momento em que o município sofre com um surto da doença, além de casos de virose associados, possivelmente, à qualidade da água. A ideia é reunir dados sobre essas situações por meio de boletins transmitidos via “nuvem” (centro de dados remotos), a fim de alertar por meio de aplicativo produzido pelo GEDS os proprietários e moradores dos imóveis em caso de risco.

Coordenado pelos professores Igor de Abreu e José Rubenildo (UEMG Unidade João Monlevade) e por Edgard Saravia e Marcelo Tiago (UFOP - ICEA), o projeto conta ainda com os alunos do curso de Engenharia Elétrica da UFOP Rhivison Dornelas e Mateus Henrique. Dois estudantes da Unidade João Monlevade deverão ser selecionados para integrar a equipe, que trabalhará com itens da área de eletrônica, robótica, química orgânica, qualidade de água e química ambiental.