A UEMG Unidade João Monlevade alcançou um importante reconhecimento nacional ao ter o projeto da 8ª Olimpíada Itabirana de Matemática (OIM) aprovado em 3º lugar pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A aprovação aconteceu na Chamada CNPq/FNDCT/MCTI/MEC/CAPES Nº 38/2024 - Pop Ciência - Olimpíadas Científicas.
Desde 2018, a unidade organiza a competição, que vem se consolidando como uma das principais iniciativas para estimular o raciocínio lógico-matemático entre estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.
O projeto da OIM foi proposto pelas professoras Daniele Cristina Gonçalves, Fabrícia Nunes de Jesus, Gracielle Antunes de Araújo e Anna Carolina Simões. A iniciativa recebeu nota 9,95 e garantiu recursos de R$ 547.760,00 para sua execução. A realização conta ainda com a parceria do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG) – Campus Arinos e da UEMG Unidade Guanhães.
Entre as novidades recentes da Olimpíada, a edição de 2024 contou com a etapa especial “Elas em Destaque”, incentivando a participação feminina nas ciências exatas. Já em 2025, a prova foi traduzida em Libras, ampliando a acessibilidade e a inclusão de estudantes surdos.
Questionada sobre a importância da aprovação no CNPq, a professora Daniele Cristina Gonçalves destacou o impacto da conquista:
“Esta aprovação representa não apenas um reconhecimento da qualidade técnica e científica da proposta, mas também o papel fundamental que a UEMG João Monlevade desempenha no fomento à educação matemática e científica na região. O projeto contribuirá significativamente para o fortalecer o ensino de matemática em escolas públicas e privadas, incentivar a participação de estudantes em competições científicas, promover a igualdade de gênero nas ciências exatas e desenvolver talentos na área matemática, além de incentivar os estudantes a ingressarem nas carreiras científicas e tecnológicas..”
O reconhecimento nacional reforça o papel da UEMG João Monlevade como instituição de referência no fomento ao ensino e à pesquisa, contribuindo para despertar talentos e incentivar carreiras científicas e tecnológicas em Minas Gerais e em todo o país.