A professora Coralie Heinis Dias, coordenadora do curso de Engenharia de Minas da UEMG – Unidade João Monlevade, participou entre os dias 30 de junho e 4 de julho de 2025 do curso Scientific Gemmology (Gemologia Científica), no Instituto Suíço de Gemologia (SSEF), localizado em Basel, na Suíça.
A capacitação foi possível graças à concessão da bolsa Prof. Henry A. Hänni, oferecida pelo próprio Instituto. Coralie foi uma das duas candidatas selecionadas mundialmente para receber a bolsa, que custeia integralmente a participação em cursos presenciais de excelência em gemologia. A seleção foi anunciada pelo SSEF após mais de 300 candidaturas, de todos os continentes. O resultado pode ser conferido na página oficial do programa.
“Era um curso que eu tinha vontade de fazer há alguns anos, mas não teria condições de arcar com estes custos por conta própria. Quando soube da oportunidade da bolsa por meio da newsletter do Instituto, me inscrevi preenchendo o formulário com uma descrição dos meus interesses e objetivos na área da gemologia, entre eles fortalecer e valorizar a produção local e regional de gemas por meio da aproximação entre a Universidade e os produtores, realizando pesquisas voltadas à determinação do local de origem das gemas e aproveitamento dos resíduos gerados, entre outros”, conta a professora.
Entre as modalidades oferecidas pelo SSEF, Coralie escolheu o curso de Gemologia Científica, voltado à aplicação de técnicas analíticas com uso de equipamentos avançados como espectrômetros FTIR, UV-VIS, micro-Raman e fluorescência de raios X. Segundo ela, estes instrumentos fazem parte dos esforços de ampliação da infraestrutura de pesquisa da UEMG – João Monlevade:
“São equipamentos que estou tentando adquirir para nossa Unidade por meio de editais de financiamento para projetos de pesquisa”, explica.
Além de fortalecer sua atuação na pesquisa, a experiência internacional também terá impacto direto no ensino de graduação. A docente já utilizava, em sala de aula, conteúdos dos cursos online gratuitos do SSEF, e agora poderá incorporar ainda mais recursos:
“Com certeza nos próximos semestres irei acrescentar boa parte dos conhecimentos que adquiri durante o curso, incluindo as imagens das amostras e análises que realizamos nos diferentes equipamentos, cada uma com diferentes finalidades.”
A participação da professora Coralie em uma formação internacional de alto nível reforça o compromisso da UEMG com a qualificação contínua de seu corpo docente e com a oferta de uma formação sólida e atualizada aos seus estudantes. A busca constante por novos conhecimentos, parcerias e práticas inovadoras fortalece o papel da Universidade na promoção do desenvolvimento científico, tecnológico e regional.