Contraste |
| |

    Sustentabilidade em foco: ações educativas marcam o mês de junho na UEMG João Monlevade

    Durante o mês de junho, a UEMG – Unidade João Monlevade promoveu uma série de ações educativas voltadas para a conscientização ambiental, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). As atividades foram organizadas pelo curso de Engenharia Ambiental, com o objetivo de sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância da separação correta dos resíduos e o impacto positivo dessa prática para o meio ambiente.

    Como resultado da mobilização, foram instalados pontos de coleta seletiva nas três sedes da unidade. As novas lixeiras possuem placas de identificação e estão organizadas para o descarte de recicláveis, não recicláveis, óleo usado, pilhas, lâmpadas e eletrônicos. As lixeiras sem sinalização específica devem ser utilizadas apenas para resíduos não recicláveis.

    Durante a Semana do Meio Ambiente, estudantes e a coordenação do curso visitaram todas as salas de aula para conversar diretamente com os alunos, explicando o funcionamento do sistema de coleta e tirando dúvidas sobre a separação dos resíduos. Também foram realizadas reuniões com os profissionais da limpeza, fundamentais para o bom funcionamento da ação, orientando-os sobre a destinação correta de cada tipo de material.

    Segundo a professora Gabriela Von Rückert, coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e responsável pelas atividades, o principal desafio agora é fazer com que todos utilizem corretamente os pontos de coleta. “As lixeiras estão nos espaços. Agora, nosso maior desafio é fazer com que as pessoas utilizem as lixeiras adequadas para cada tipo de lixo descartado. Vamos continuar reforçando essas orientações em sala de aula e em outros espaços da universidade”, afirma.

    Os resíduos recicláveis serão recolhidos pela Associação dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis de João Monlevade (Atlimarjon), contribuindo também para a geração de renda de catadores e para o fortalecimento da economia circular local. O óleo de cozinha usado será destinado ao projeto de extensão “Uma Mão Lava a Outra”, que o transforma em sabão ecológico — uma iniciativa que une educação ambiental, inovação e responsabilidade social. Já as pilhas, lâmpadas e eletrônicos serão encaminhados para a Secretaria de Meio Ambiente.

    Com a implantação do sistema de coleta seletiva e a realização de ações educativas, a UEMG reafirma seu compromisso com a sustentabilidade, envolvendo estudantes, docentes, técnicos e colaboradores em uma rede de cuidado com o meio ambiente e com a comunidade.

    © 2025 UEMG