Contraste |
| |

    Visita Técnica à ArcelorMittal Mineração – Mina do Andrade

    Na terça-feira da semana passada, 4 de junho, alunos e professores da UEMG João Monlevade, da Rede de Ensino Doctum e da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) participaram de uma visita técnica à ArcelorMittal Mineração – Mina do Andrade, a convite da própria empresa.

    Representando a UEMG João Monlevade, estiveram presentes os professores Rafael Aldighieri Moraes, Breno Eustáquio da Silva, Erika Márcia de Souza, Hélio Augusto Goulart Diniz, Mayara Castro e Wagner Cavalari Souza.

    Durante a visita, as equipes de Recursos Humanos, Segurança e Operações da Mina apresentaram um panorama completo das atividades da unidade, que fornece matéria-prima exclusivamente para a ArcelorMittal - Usina de Monlevade, especializada na produção de aços longos. Destacaram-se os números de segurança – a unidade é referência no grupo ArcelorMittal, com mais de 70 anos sem acidentes fatais e índices extremamente baixos de ocorrências graves.

    Foram discutidas também questões como a capacidade de lavra, cuja vida útil está estimada até o ano de 2072. A expectativa é que, a partir de então, tecnologias permitam o reaproveitamento dos resíduos gerados atualmente, que hoje são empilhados como reserva futura. A mineração é feita a seco, sem o uso de barragens de rejeito, em mina de lavra a céu aberto.

    Os participantes fizeram uma visita ao mirante da lavra, com vista panorâmica da área, e, após um lanche oferecido pela empresa, percorreram de ônibus os principais pontos da mina para conhecer de perto os processos operacionais. Todo o minério extraído é transportado por locomotiva até a usina, margeando a região central de João Monlevade.

    Um dado relevante apresentado durante a visita foi que 100% dos royalties da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) são destinados ao município de Bela Vista de Minas, onde está localizada integralmente a área de lavra. Apesar da proximidade com João Monlevade, apenas a portaria e alguns escritórios da empresa estão em território monlevadense.

    © 2025 UEMG