Projeto "Uma Mão Lava a Outra" realiza workshop com alunos da rede estadual

Na última sexta-feira (06/09), o Projeto de Extensão "Uma Mão Lava a Outra" da UEMG - João Monlevade, promoveu um workshop especial com alunos dos 6º e 9º anos da Escola Estadual Padre Oswaldo de Podestá, localizada em Bela Vista de Minas. O evento foi realizado na sede Santa Bárbara e contou com a participação ativa dos bolsistas Elen Rodrigues, Daniel Araújo e Gabriel Kalsinger.

Durante o encontro, os alunos assistiram a uma apresentação sobre a importância da produção de sabão ecológico, que beneficia diversas instituições da região, como asilos, presídios e a Associação São Vicente de Paula. O projeto também arrecada óleo de cozinha usado para a produção, e os estudantes contribuíram com a doação de 256 litros de óleo - motivados por uma gincana de conscientização realizada na escola.

Os bolsistas aproveitaram a oportunidade para conscientizar os alunos sobre a importância do descarte correto do óleo, os impactos ambientais do descarte incorreto e os benefícios do processo de reciclagem. Ao final da atividade, os participantes visitaram a sala do projeto e acompanharam, na prática, o processo de produção do sabão.

Os professores Agostinho Ferreira e Fabrícia Jesus são os responsáveis pelo projeto e participaram do workshop com os alunos. Fabrícia destacou a relevância social e ambiental dessa iniciativa. “Este workshop vai além da teoria, ele aproxima os alunos de um tema fundamental, mostrando que pequenas ações, como o descarte correto do óleo de cozinha, têm um impacto direto na preservação do meio ambiente e no bem-estar da comunidade,” afirmou Fabrícia, que também destacou o conhecimento científico adquirido pelos alunos. "O projeto oferece uma oportunidade única de transformar um problema ambiental em uma experiência de aprendizado rica e significativa para alunos do ensino fundamental e médio. Ao transformar óleo de cozinha usado em sabão biodegradável, o projeto não apenas contribui para a preservação do meio ambiente, mas também serve como um excelente ponto de partida para explorar diversos conceitos e aprendizados científicos."