Foi disponibilizado nesta semana o perfil social do “Projeto Imerer - Infâncias, Matemáticas e Ensino das Relações Étnico-Raciais”, desenvolvido no contexto do curso de Pedagogia da UEMG Unidade Ibirité. Trata-se de um repositório de brincadeiras, jogos, brinquedos e outros recursos oriundos de matrizes culturais africana, afro-brasileira e indígena, que possam contribuir para o ensino lúdico de matemática na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.
“O objetivo é que estudantes de pedagogia e professores interessados conheçam as possibilidades de uso desses materiais como recursos pedagógicos, em conformidade com as leis 10.639/2003 e 11645/2008, que dispõem sobre a construção de uma pedagogia escolar que valorize e promova a cultura afrobrasileira e indígena. Grupos estes cuja cultura é historicamente invisibilizada também no espaço escolar”, explica o docente responsável pela iniciativa, Prof. Otávio Henrique Ferreira.
Ele conta que a ação é vinculada à disciplina Conhecimentos Curriculares e Metodológicos do Ensino de Matemática II, do 5º período do curso, e que os itens do repositório foram levantados a partir de pesquisa exploratória seguida de avaliação realizada pelos próprios estudantes da disciplina, num total aproximado de 70 discentes envolvidos.
“A nossa construção de repositórios de jogos, brinquedos e brincadeiras para auxiliar no ensino de matemática teve início no 2º semestre de 2020. Porém, a partir deste semestre, 2º/2021, o foco se voltou para a cultura afro-brasileira e indígena, pois foi uma lacuna identificada pelos próprios estudantes durante o momento da avaliação nas experiências anteriores. Entre o período de 15/12/2021 a 12/02/2022, serão postados diariamente/semanalmente os materiais encontrados e preparados pelos integrantes do projeto”, complementa o professor.
O repositório está disponível em: instagram.com/projetoimerer.