Contraste |
| |

    História da UEMG Ibirité

    A história da Fundação Helena Antipoff inicia-se em 1955 com a criação do Instituto Superior de Educação Rural – ISER, órgão de ensino superior destinado à pesquisa, orientação, supervisão e especialização em assuntos de Educação Rural.

    Em 1970, o ISER foi transformado em Fundação Estadual de Educação Rural – FEER e dedicou-se à formação de especialistas de ensino primário e professores primários para a zona rural. Decorridos oito anos, a FEER passou a designar-se Fundação Helena Antipoff e incorporou pelo Estado, a Escola Sandoval Soares de Azevedo.

    Em 1999, o projeto de criação dos cursos superiores em educação, idealizado por Helena Antipoff com a criação do ISER, foi concretizado pela professora Irene de Melo Pinheiro. A partir de 2001, a Fundação Helena Antipoff passa a oferecer os Cursos Superiores de Licenciatura do Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira – ISEAT, por meio do Centro de Pesquisas e Projetos Pedagógicos – CPP, instituição particular, em convênio com a Fundação Helena Antipoff.

    Em agosto de 2009, os cursos de licenciatura do ISEAT foram estadualizados e, em novembro de 2013 o governador do Estado de Minas Gerais, Antônio Anastasia assinou o decreto que incorpora os cursos superiores do ISEAT ao quadro de terceira maior Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG.

    Atualmente, a FHA mantém em pleno funcionamento a Escola de Educação Básica (Escola Sandoval Soares de Azevedo), incluída no projeto Escola Referência da Secretaria do Estado de Educação (SEE), a Clínica de Psicologia Edouard Claparède e a Biblioteca Comunitária Helena Antipoff.

    Endereço - Ibirité

    UEMG - Unidade Ibirité

    Av. São Paulo, nº 3.996

    Vila Rosário, Ibirité / MG

    CEP: 32400-000

    © 2021 UEMG