Desafios da pesquisa no país são tema da abertura do Seminário de Pesquisa e Extensão

Maior evento da Universidade para a divulgação de suas atividades de pesquisa e ações extensionistas, o Seminário de Pesquisa e Extensão (P&E) da UEMG teve sua edição 2021 inaugurada na noite de ontem (24/11), por meio de transmissão no canal da UEMG no Youtube, bem como pelo perfil da Universidade no Facebook. Pelo segundo ano consecutivo o evento está sendo realizado no formato on-line.

Com tradução simultânea para Libras, a solenidade de abertura contou com falas da Reitora da Universidade, Prof.ª Lavínia Rosa Rodrigues, e dos Pró-Reitores de Extensão e de Pesquisa e Pós-Graduação, professores Moacyr Laterza Filho e Magda Chamon. O trio aproveitou a ocasião para agradecer a todos os envolvidos na organização do Seminário e destacou os 23 anos de realização ininterrupta do evento, que celebra a indissociabilidade entre pesquisa e extensão.

A conferência inaugural ficou a cargo do presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e ex-ministro da Educação, Dr. Renato Janine Ribeiro, que discorreu sobre o tema “Os desafios da pesquisa no Brasil”. Ele sugeriu que o país, em razão de sua riqueza natural, econômica e populacional, teria a responsabilidade de assumir a dianteira em frentes de pesquisa de várias áreas e temas, a exemplo da questão da água e da alimentação. Para isso, sugeriu a adoção de estratégias como a definição de tópicos de investigação prioritários e o acompanhamento sistemático do debate internacional por meio do aprofundamento de mecanismos de aproximação do corpo acadêmico nacional de laboratórios e centros de pesquisa estrangeiros, a exemplo de programas de doutorado sanduíche.

Por outro lado, Dr. Renato reconheceu que o país atravessa um momento de poucos investimentos em ciência, lamentando o contingenciamento de recursos como o do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, assim como o desmantelamento de processos de qualificação, a exemplo da avaliação quadrienal dos programas de pós-graduação, suspensa liminarmente neste ano. O pesquisador convidou os espectadores da transmissão a acompanharem tais eventos e a se engajaram na luta em defesa da pesquisa no país.

O conteúdo da palestra pode ser conferido na íntegra aqui.

Acompanhe as demais atividades do P&E 2021, que foram distribuídas em cinco polos regionais, acessando a seção “Programação”, na página do Seminário