Professor publica artigos sobre razões de resistência à prática de atividades físicas

Como parte dos resultados de seu pós-doutorado, o professor da UEMG Ibirité e coordenador do Grupo de Estudos Ócio e Desenvolvimento Humano, vinculado à unidade acadêmica, Dr. Marcos Gonçalves Maciel, publicou o artigo "Los itinerarios físico-deportivos de las personas mayores y sus factores determinantes" no periódico CONTEXTOS EDUCATIVOS - Revista de Educación, vinculado à Universidade da Rioja, na Espanha. Elaborado em parceria com a Prof.ª Maria Jesús, da Universidade de Deusto (Espanha), o trabalho destaca pesquisa realizada com pessoas idosas fisicamente ativas e inativas na cidade espanhola de Bilbao, a fim de compreender como as experiências pessoais ao longo da vida influenciam a adesão e aderência à atividade física na terceira idade. Os resultados demonstram que a ausência de experiências agradáveis configura uma das barreiras para a adesão à atividade física. O conteúdo pode ser acessado aqui.

Em outro trabalho, "Barreiras percebidas por trabalhadores da área administrativa para participar de um programa de ginástica laboral", publicado na Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício, o Prof. Maciel atuou em parceria com pesquisadores da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da UNICAMP e da Associação Brasileira de Ginástica Laboral para analisar as barreiras apresentadas por trabalhadores do setor administrativo de uma empresa do ramo químico na cidade de São Paulo para não participar da ginástica laboral. Leia aqui.

Tags: