Professor da Unidade publica artigos sobre a prática de atividades físicas por idosos

Em parceria com pesquisadores do laboratório Otium, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza/CE, o professor Marcos Gonçalves Maciel, docente da Unidade Ibirité, publicou, recentemente, dois artigos relacionados à prática de exercícios físicos por parte de idosos.

Publicado na Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE), o trabalho “Idosos praticantes de hidroginástica: significados atribuídos à atividade física” busca analisar a compreensão que idosos praticantes de hidroginástica têm sobre a prática da atividade física, o que foi feito por meio de entrevistas, observação e diário de campo. O estudo chegou à conclusão de que os idosos percebem a hidroginástica como componente biomédico, ou seja, como uma atividade associada à saúde. O artigo acadêmico pode ser acessado aqui.

Maciel também publicou, em colaboração com pesquisadores do laboratório Otum, “Significados da Prática de Atividade Física para Idosos”, cujo objetivo é analisar as noções da prática de atividade física para idosos fisicamente ativos e residentes na capital cearense. Participaram do trabalho 18 pessoas, sendo 12 indivíduos do sexo feminino e 6 do sexo masculino, com idade média de 69,8 anos. Para a coleta dos dados, foram realizadas entrevistas em profundidade, analisadas pelo software IRaMuTeQ. A pesquisa foi realizada numa agremiação e numa universidade privada, onde há projetos de atividade física direcionados ao grupo pesquisado. O estudo teve como resultado a percepção de que os idosos entendem a socialização, as melhorias orgânicas, o movimento diário, a minimização de doenças e a vida saudável como os principais significados atribuídos pelos idosos à prática de atividade física. Para ler o artigo completo, clique aqui.

Tags: