Alunas e professora de Pedagogia irão publicar pesquisa sobre Tecnologia e Educação

A professora Janaína do Rozário Diniz e as alunas Ana Carolina Lopes Pereira e Malubia Brisa de Jesus Januário, do 6º período do curso de Pedagogia da UEMG Unidade Ibirité, foram convidadas pela PUC Campinas para publicarem um capítulo no livro "Redes digitais e culturas ativistas", que está sendo elaborado pela editora da Pontifícia e que deve ser publicado em dezembro deste ano. O trabalho das autoras aborda o capitalismo de vigilância na educação pública e tem como objetivo refletir sobre a serviço de quem e do quê estão as tecnologias de informação. A reflexão é feita por meio do diálogo entre obras de Paulo Freire, Álvaro Vieira Pinto e Evgeny Morozov. A pesquisa é realizada em um contexto em que dados pessoais, escolares e acadêmicos de milhares de estudantes e professores das instituições públicas brasileiras estão nas mãos das grandes corporações de tecnologia da informação. As autoras também refletem sobre as contribuições da educação para minimizar a vigilância na educação e sobre a importância da conscientização de educandos e educadores sobre aspectos políticos, econômicos e históricos das tecnologias de informação.

Tags: