A Profª Drª Liliane Rezende Anastácio e a Profª Me Anita Lima Pimenta, docentes da UEMG unidade de Ibirité, foram indicadas pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para participar de uma importante oficina realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em Brasília.
Após uma rigorosa análise curricular, as professoras foram selecionadas para representar a região sudeste em um grupo de 12 professores provenientes de todas as regiões do Brasil. A oficina, que ocorreu de 2 a 6 de setembro de 2024, teve como foco o estabelecimento de padrões de desempenho associados às escalas de proficiência em Matemática no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Durante os dias de trabalho na sede do INEP, em Brasília, as professoras atuaram como juízas, desempenhando um papel essencial na construção dos parâmetros que serão utilizados em avaliações educacionais futuras. Parte do conteúdo da oficina é sigiloso, devido à natureza sensível das informações tratadas, que envolvem avaliações nacionais.
Na palestra de abertura da oficina, o INEP destacou seu compromisso com a escuta ativa dos profissionais participantes, reforçando a importância das contribuições individuais de cada um no processo.
Também foi ressaltado o valor do trabalho humano na elaboração dos padrões de avaliação, enfatizando que as tarefas desempenhadas pelos professores possuem uma complexidade que não pode ser substituída por inteligência artificial. Isso demonstra o reconhecimento e a valorização do papel essencial dos docentes nesse tipo de atividade.
Também foi ressaltado o valor do trabalho humano na elaboração dos padrões de avaliação, enfatizando que as tarefas desempenhadas pelos professores possuem uma complexidade que não pode ser substituída por inteligência artificial. Isso demonstra o reconhecimento e a valorização do papel essencial dos docentes nesse tipo de atividade.
Essa participação reforça o protagonismo da UEMG no cenário educacional nacional, contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas e a melhoria da qualidade da educação básica no Brasil.